Conheça o novo Android 6.0

Recentemente foi lançado  o Android 6.0 M, M que é a inicial de Marshmallow. Todos nós estamos curiosos pelo que esta nova versão vai trazer de novo, mas a não ser que tenha um Nexus 5, Nexus 6, Nexus 9 ou esteja a planear adquirir um Nexus 5X ou Nexus 6P,  terá de esperar até que o sistema operativo esteja disponível no seu smartphone. Como era esperado e habitual, os smartphones Google Nexus serão os primeiros a obter a actualização para o Android Marshmallow.

Será que o tempo de espera e curiosidade se justificam?  Vejamos em pormenor o que o Android Marshmallow tem para oferecer.

Menu de aplicações

O Menu de Aplicações está completamente renovado, sendo de todas as novidades a mais evidentes, para o utilizador comum.

androidm 3

Nesta versão do Android, o Menu deixa de ser o tradicional deslizar horizontal e passa a ser vertical, para que possa ter uma utilização mais suave, assemelhando-se, em muito,  ao Windows Phone. Esta melhoria facilitará a navegação e também encontrar as suas aplicações favoritas mais rapidamente.

Barra de Pesquisa e Aplicações Favoritas

Com o novo Menu de Aplicações virá também uma novidade – a barra de pesquisa. A barra de pesquisa irá facilitar a vida aos utilizadores com um número elevado de aplicações instaladas no equipamento, dando a possibilidade de procurar directamente pelo nome da aplicação que procura.

androidm 33

Uma das melhorias nesta versão é a funcionalidade das aplicações favoritas, que consistem num espaço diferenciado, localizado por baixo da barra de pesquisa, onde irão aparecer as aplicaçoes que mais utiliza, para que seja mais fácil e rápida a sua localização.

Relógio

Com a chegada do Android 5.0, a Google tentou elevar a aparência do sistema operativo, mas com a chegada do Marshmallow, foi feita uma grande remodelação do sistema. Uma das remodelações foi o visual do relógio do sistema, que nesta versão tem um aspecto mais profissional a nível do estilo, mas com a mesma disposição dos elementos, em relação à versão anterior.

androidm 5

Como se pode constatar a data encontra-se agora escrita em maiúsculas e a fonte das horas parece estar a “negrito”.

Gestor de memória

Um dos maiores problemas apontados pelos utilizadores do Lollipop foi a forma como necessitava de bastante RAM,  notando-se alguma lentidão nos equipamentos low-end, com menos recursos disponíveis.

No  Marshmallow será possível ter acesso à utilização de memória RAM utilizada pelo sistema, sem que seja necessária uma aplicação de terceiros para o efeito.

androidm 19

No entanto, esta funcionalidade apenas irá controlar o uso de memória RAM pelas aplicações, estabelecendo um padrão que será feito através de medidas entre 3, 6, 12 ou 24 horas, e procurará por consumos anormais de memória RAM pelas aplicaçoes e gerar um alerta para o utilizador.

Optimização da bateria

Será utilizada principalmente para balancear o consumo de energia das aplicações que se encontram a correr em background.

androidm 25

No entanto  existe a  possibilidade de ignorar a optimização de bateria para aplicações que o utilizador não queira que siga esta regra.

Scanner de impressões digitais suportados por definição

Estes scanners estão incorporados nos telefones Android já hà algum tempo, mas apenas no  Android Marshmallow esta funcionalidade é suportada nativamente. Anteriormente esta funcionalidade dependia de software dos fabricantes.

androidm 13

Tanto o Nexus 5X, como o  Nexus 6P têm identificadores de impressões digitais traseiros, que são utilizados para autenticação de aplicações e validação de pagamentos NFC.

Permissões estão agora bloqueadas

A partir de agora será mais fácil saber quando as aplicações utilizam os recursos que requerem, como por exemplo, o acesso à câmara, microfone ou mesmo contactos, aparecendo uma mensagem a pedir autorização para a sua utilização. Até agora nunca sabia-mos quando as aplicações usavam os recursos.

Android M 41

Quando é que Android 6.0 Marshmallow estará disponível?

Foi anunciado pela Google que o sistema operativo estará disponivel em Outubro e inicialmente irá abranger os Nexus 5 ,6. 9 e Nexus Player Set-Top box. Foi também confirmado que o Nexus 7 estão também entre os equipamentos principais para o Android Marshmallow.

O que acha das novidades?