Bitwalking – Pagam-lhe enquanto caminha

Brevemente irá ser lançada no Reino Unido, Japão, Malawi e Quénia, uma aplicação no smartphone, (embora a empresa japonesa Murata esteja a desenvolver uma pulseira inteligente que possa substituir o telemóvel) que conta e verifica os passos dados por cada utilizador, de forma a remunerá-lo por isso. Bitwalking doláres é a moeda digital usada, e os “caminhantes” podem ganhar até 1 BW$ por cada 10.000 passos.

bitwalking

Inicialmente, aos utilizadores, é dada a opção de gastarem o que ganham numa loja online, ou mesmo de trocarem por dinheiro real. Numa primeira fase a Bitwalking só vai poder pagar até 3 BW$ por dia, e a cada utilizador só é permitida uma conta.

Os fundadores do projecto, Nissan Bahar e Franky Imbessi, contaram com o investimento inicial de avultado valor, por parte de investidores Japoneses, maioritariamente. Mas o grande desafio que ainda têm pela frente é encontrar o algoritmo correcto, para que a aplicação não possa ser pirateada, pois já se verificaram casos de apps semelhantes que foram vítimas de vários esquemas.

Incentivo para se manter saudável

A ideia de Bitwalking é também tirar partido desta “moda” pelo fitness, oferecendo um incentivo adicional para continuar, ou começar a estar mais em forma.

Responsabilidade Social

Kenya_Banner

Nissan e Franky, já são conhecidos pela inovação dos seus produtos, e desta vez pretendem ajudar essencialmente os países em vidas de desenvolvimento, onde se sabe que as pessoas muitas vezes são obrigadas a percorrer enormes distâncias a pé, para se deslocarem para a escola ou trabalho. Segundo a BBC, o sistema da Bitwalking será capaz de oferecer a estas pessoas uma recompensa diferente, mas que lhes poderá mudar a vida.

Actualmente, a Bitwalking está à procura de parcerias, quer para conseguirem pagar o valor da moeda digital aos utilizadores, quer locais onde o BW$ possa ser aceite como moeda de troca, para que os utilizadores possam fazer compras. Para atrair parceiros, a Bitwalking pretende oferecer dados sobre os utilizadores ou sobre as suas rotinas diárias, de forma a que os anunciantes e investidores possam assim obter algum retorno.

 

Fonte das imagens