Aprenda a tweetar do seu Raspberry Pi

O Raspberry Pi é das boards com processadores ARM a mais popular do mercado, pelo seu preço, pelas suas características de hardware e pela integração possível com outros dispositivos electrónicos, como por exemplo, webcams, sensores ou até mesmo o Arduino.

Hoje em dia existem milhares de twitter bots baseados em Raspberry Pi, bots esses que fazem tweets, retweets entre outras tarefas, tudo automaticamente, sem qualquer interacção do utilizador. No artigo de hoje, vou ensinar a criar um Twitter bot no seu Raspberry Pi, utilizando a linguagem de programação Python. Acompanhe o tutorial e crie o seu twitter bot.

Preparação do sistema

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade 

Depois de fazer a actualização do seu Sistema, é necessário que faça a instalação das bibliotecas necessárias, para usar a API do Twitter no Raspberry Pi. Neste tutorial vamos usar o Twython, biblioteca que faz a comunicação entre a linguagem Python e o Twitter.

sudo apt-get install python-setuptools

sudo easy_install pip

sudo pip install twython

 Criação de uma conta Twitter e aplicação

Caso não tenha ainda uma conta no Twitter, visite a página do Twitter e registe uma nova conta. Depois de criada e validada a conta no Twitter, vamos passar à próxima fase – criação de uma aplicação.

Para criar uma aplicação, visite a página do Twitter para programadores, entre no menu de documentação e de seguida clique em gerir as minhas aplicações, na barra lateral esquerda.

Na página seguinte, clique em criar uma nova aplicação. Defina um nome, uma pequena descrição, a página da sua aplicação, leia e aceite os termos e condições e por fim clique em criar a sua aplicação para o Twitter.

Na página seguinte, irá ter acesso a todos os dados de autenticação na API do Twitter e as credenciais que validam a sua aplicação. Entre no menu de chaves e códigos de acesso e gere um “Access Token”. Já temos todos os dados de autenticação e podemos desde já começar a fazer o nosso código em Python, criando para o efeito o ficheiro twitter.py.

Na galeria que se segue pode visualizar o processo da criação de uma aplicação para Twitter.

O código que criámos é muito simples, apenas pede ao utilizador uma string, que deve ter até 140 caracteres e depois de validado seu tamanho, o tweet é publicado ou então recebe uma mensagem a informar que o seu tweet ultrapassa o limite permitido.

No código que encontram abaixo, apenas têm que alterar a API e todos os outros campos que encontra na página da sua aplicação Twitter.

#!/usr/bin/python

import sys
from twython import Twython

tweetStr = raw_input("Insira uma mensagem ate 140 caracteres \n")
tamanho = len(tweetStr)

#verificacao do tamanho e publicacao
if tamanho <= 140:
	
	print "Tweet com ", tamanho, "caracteres postado com sucesso!"
	#autenticacao no twitter via API
	apiKey = 'a_sua_API_Key'
	apiSecret = 'a_sua_API_Secret'
	accessToken = 'o_seu_access_Token'
	accessTokenSecret = 'o_seu_access_Token_secret'
	api = Twython(apiKey,apiSecret,accessToken,accessTokenSecret)

	api.update_status(status=tweetStr)
else: 
	print "O tweet tem ", tamanho, "caracteres e nao pode ser postado!"

 Este é um código bastante básico, podendo fazer tarefas mais complexas e postar no twitter o output das mesmas.

Teste do nosso Twitter bot

Para abrir o programa criado, na consola escreva o seguinte comando:

python twitter.py

teste de programa

Como podem ver no tweet abaixo, o nosso código funciona na perfeição!

 

Tem alguma dúvida sobre o tutorial? Coloque-a nos comentários!

Fonte das imagens