Uber vai controlar comportamento dos condutores através do smartphone

Uber tests

A Uber, empresa multinacional americana de transporte privado urbano, semelhante aos taxis convencionais, anunciou hoje que irá controlar o comportamento dos seus condutores, como o excesso de velocidade ou distracções ao volante. O teste vai começar em Huston e o programa de testes irá usar os smartphones dos condutores para obter dados de utilização.

Como vai a Uber recolher os dados dos smartphones?

A empresa irá utilizar o giroscópio, acelerómetro o sinal GPS, para determinar os excessos de velocidade e também para saber se os condutores se distraem com o telemóvel enquanto conduzem. No entanto, a Uber apenas vai recorrer aos dados recolhidos, caso os clientes reclamem em relação ao estilo de condução.

De acordo com o Chefe oficial de segurança, Joe Sullivan, o sistema de controlo a tempo inteiro poderá ser implementado mais tarde, sendo que os testes actuais apenas servem para manter o sistema de rating do serviço num bom patamar.

A distracção ao volante e os excessos de velocidade, são as causas da maior parte dos acidentes rodoviários em vários países, incluindo Portugal. Empresas como a Zendrive, mostraram que o uso dos sensores dos smartphones, enquanto viaja num carro, conseguem prever se está distraído, consoante o sinal emitido pelos mesmos.

Fonte das imagens