Utilizadores de sites de encontros alvos de esquemas

São as conclusões da empresa de segurança Symantec, que conduziu um estudo realizando entrevistas a mais de 3000 participantes, revelando que metade das pessoas que utilizam sites e aplicações já foram alvo de algum esquema suspeito ou spam.

O estudo conduzido na Europa (Reino Unido, França e Alemanha) revela que alguns dos utilizadores admitem terem sido vítimas de chantagem, sujeitos a vinganças relacionadas com vídeos de cariz pornográfico e vigarizados por pessoas com identidade falsa para “sacarem” dinheiro.

Os investigadores da Symantec apontam que a vulnerabilidade dos utilizadores destes sites é grande, pois não se encontram vigilantes como estariam noutras situações. Normalmente, quem utiliza a Internet para encontrar amor e afecto, não toma as precauções que deveria tomar. E assim, para muitos dos utilizadores destes websites, a experiência de tentar encontrar o amor online não corre como esperado, acabando por ter custos financeiros, mesmo emocionais.

Os números

O estudo revela que mais de 48% dos inquiridos já receberam mensagens de spam e esquemas, dentro de sites de encontros. E cerca de 32% já receberam pedidos de dinheiro por parte das pessoas com quem falam. Também 32% dos inquiridos, já foram ameaçados de que imagens suas comprometedoras iriam ser divulgadas; 11% já viram os seus conteúdos publicados sem o seu consentimento.

Utilização de bots

A Symantec refere que muitos dos esquemas são montados por grupos de pessoas que usam bots para atrair as vítimas, que depois são passadas a outros que começam o processo de aproximação das vítimas, sempre com vista a obter informações ou dinheiro.

A indústria dos encontros online gera muito dinheiro todos os anos e onde existe dinheiro, existe sempre interesse por parte de criminosos. Online-Dating-Safety-Tips

Para se manter a salvo 

De acordo com a Symantec, deixamos aqui algumas dicas para a sua segurança online quando frequenta este tipo de sites:

  • Saber com quem está a falar, usando o vídeo do chat ou mesmo um encontro cara a cara para verificar a identidade;
  • Tenha cuidado em que links clica, quando se trata de um novo contacto;
  • Não use o seu email pessoal, crie um email separado só para usar no site ou aplicação;
  • Use um site com reputação;
  • Seja céptico quando lhe pedem ajuda financeira;
  • Procure respostas standard.

Fonte das imagens