Camião “invisível” assegura maior segurança rodoviária

Estes novos camiões, apelidados de camiões de segurança, permitem, aos veículos que circulam na sua traseira, ver o que se passa na estrada à frente. É como se o camião, que condiciona a nossa visão por ser um objecto de grande tamanho, fosse invisível.

Que conduz sabe ou já sentiu na pele a sensação de frustração ou mesmo medo de conduzir atrás de um camião, principalmente se pretende ultrapassá-lo. Mas graças a esta nova ideia da Samsung, a “arte” da ultrapassagem vai tornar-se mais fácil e transparente.

A ideia da Samsung é muito simples, e não se trata bem de uma nova tecnologia, pois trata-se apenas de colocar algumas câmaras sem fios na frente do camião, numa posição em que a visão da estrada e do trânsito seja bem ampla, e uns ecrãs na parte traseira, permitindo a quem vem atrás, ver o que se passa à frente. Já existem muitos veículos que incorporam sistemas de câmaras para evitar colisões com obstáculos, mas neste caso, parece ser a primeira vez que uma empresa instala câmaras à frente e ecrãs na traseira para evitar outros veículos de terem acidentes.

É na Argentina que a Samsung está a testar o primeiro protótipo, mantendo-o em circulação ao longo deste ano. Infelizmente, os testes começam neste país da América Latina pelas piores razões. As suas estradas são conhecidas pela sua mortalidade, devido à elevada taxa de acidentes mortais e das suas estradas montanhosas onde os ventos atingem velocidades estonteantes.

Assistam ao vídeo do “Safety Truck” – Camião de Segurança:

 

 

 

 

Fonte das imagens