You are currently viewing O que seria do mundo sem tecnologia?

O que seria do mundo sem tecnologia?

Não recordo o dia em que obtive o meu primeiro computador mas, recordo do tempo em que não o tinha. O que terá vindo a tecnologia mudar no nosso mundo e o que seria do mesmo sem tecnologia? Até mesmo na famosa série “The Walking Dead”, onde o mundo está totalmente “morto”, aparecem por exemplo, “walki talkie’s”. Fará sentido pensar num mundo sem tecnologia?

Será que voltaríamos:

  • A ler livros, em vez de pesquisar online?
  • A viajar de carroças, em vez de carros?
  • A escrever cartas, em vez de usar o email e os smartphones?
  • O que seria de nós? E de ti sem nós? Sem Tech em Português?

O mundo tecnológico

Todas os esforços do Homem têm vindo a ser aplicados para que o seu dia-a-dia se torne cada vez mais fácil. Desde os primórdios que a palavra “tecnologia” tem sido aplicada! Engane-se o leitor que pensa que tecnologia precisa de envolver equipamentos eléctricos… A roda é um excelente exemplo de tecnologia, que foi descoberta há muitos anos e que na altura era uma grande revolução. Sim caro leitor, a roda é tecnologia! Agora temos de pensar o pico de evolução que o nosso mundo viveu desde os tempos da pedra até ao dia de hoje, desde as primeiras ferramentas criadas que eram o topo da tecnologia, até aos dias em que podemos pagar por um passeio ao espaço. O Homem evoluiu, inventou e descobriu formas de dominar todo o planeta mas, e se assim não fosse?

roda

O mundo sem tecnologia

Vamos começar a regredir aos poucos! Imagine o que seria do nosso mundo, sem alguns dos principais componentes do nosso dia-a-dia e reflicta sobre o mundo sem eles. Começar o dia sem poder ir ao Facebook, ver e-mails e voltar ao tempo dos postais e das cartas que demoram montes de tempo a chegar ao destino. Que benefícios ou problemas poderia trazer a inexistência da Internet?

Tomamos a liberdade de elaborar uma lista com alguns problemas causados pela ausência da internet:

  • Dificuldade acrescida na comunicação:
  • Fim da era das redes sociais;
  • Fim das pesquisas rápidas:
    • Lembre-se de que o leitor, em vez de digitar no Google o que escrever, teria de recorrer a livros para procurar os temas que procura;
    • Nem sempre os livros existem em sua casa, tendo de recorrer a uma biblioteca;
    • Caso na biblioteca não haja, tem de encomendar um e esperar que ele chegue;
  • Outros

Muitos de nós vivemos sem a internet e sabemos muito bem que tudo isto é verdade. Para os mais novos, penso que estes argumentos chegam para vos elucidar do que seria a vida sem a internet! postal

A Televisão

Todos nós estamos habituados a ver a nossa série no canal AXN, Fox ou outros canais, ver os nossos filmes, estar encostados no sofá a descansar da semana de trabalho, ao quentinho e assistir a algo do nosso agrado! Com o fim da televisão, penso que é justo dizer que mesmo a cultura das pessoas iria ser muito baixa! Sem informação, em tempo real, do que se passa no nosso mundo, as pessoas não teriam nocção do que se estaria a passar, funcionalidade que temos disponível na actualidade!

O telefone/telemóvel

Se o fim da Internet era mau para as comunicações, imagine-se o fim das redes de comunicação móveis! Pequenas dúvidas que se tenham, problemas cuja solução não seja facilmente tratável via mail, recorrer a um telefone é sempre mais fácil para expor a dúvida e obter logo no momento a resposta do outro lado. Até mesmo para comunicar com a família e obter as palavras reconfortantes ou mesmo ouvir uma voz familiar que tanto nos é querida! O fim disto traria alguma tristeza ao mundo?

telefones

E a matemática?

Se já os resultados são maus, pelo menos a nível nacional, imagine-se o impacto que teria retirarmos todas as calculadoras e utensílios de apoio à matemática para os estudantes. O regresso das tabuadas em papel, como as tão conhecidas “Ratinho”, fazer contas à mão, realizar cálculos que se fazem em segundos com uma máquina, mas sem elas teríamos de levar horas, dias, semanas ou meses a conseguir concluir!

matemática

A produção industrial

Acabar com a tecnologia na produção industrial, retirar todos os calçados, roupas e utensílios realizados em máquinas. Talvez este seja um aspecto que o leitor pense que seja bom para trazer empregos mas, repare que em vez de conseguirmos atingir um objectivo de 1000 peças diárias, iríamos produzir apenas 10 diárias, isto porque o Homem é incapaz de produzir tão rápido como as máquinas! Em termos comerciais poderia haver um certo decréscimo nas produções. mas estaríamos a utilizar 100% de mão de obra humana, em vez de robôs.

O fim do mundo?

Neste momento, seria justo dizer que regredir para uma era em que não existisse tecnologia, seria como que invocar o fim do mundo! Poucas ou nenhumas seriam as pessoas capazes de sobreviver a algo onde não exista tecnologia!

E tu achas que a tecnologia é essencial ou desnecessária no mundo?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!