You are currently viewing França planeia pavimentar 1000 km de estrada com painéis solares

França planeia pavimentar 1000 km de estrada com painéis solares

Segundo o site Motoring, a França tem um plano pioneiro para usar painéis solares próprios para estrada, que oferecem a mesma aderência, e permitem alimentar a rede pública de electricidade, casas e empresas com energia mais limpa e “amiga” do ambiente.

A agência do ambiente da França anunciou no início do mês, que vai abraçar um projecto ambicioso de (re)construção de quase mil quilómetros de estrada, com inovadores painéis solares, uma vez que vai colocá-los como um novo pavimento em estradas já existentes.

Os painéis solares chamam-se Wattway e foram criados pela empresa especialista em construção de estradas, Colas.

Fonte: Colas (Divulgação)

Cada painel solar mede apenas 7 milímetros de espessura. Podem ser alinhados num estrada comum porque foram desenvolvidos para oferecer o mesmo grau de aderência da superfície comum das estradas.

Os painéis foram desenvolvidos para suportar o peso de até mesmo camiões mais pesados. A empresa que os desenvolveu alega que em 4 metros de uma estrada pavimentada com painéis solares, consegue-se produzir energia suficiente para uma casa comum francesa (se excluirmos o aquecimento).

Fonte: Colas (Divulgação)

A empresa é optimista e acredita que o seu produto pode ter bastante sucesso depois deste primeiro “ensaio”. Os seus painéis Wattway podem vir a ser considerados como uma boa fonte de energia limpa, para alimentar postes públicos, sinais de trânsito, habitações, escritórios, armazéns e lojas. A Colas acredita que estes painéis poderiam mesmo ser a solução para alimentar energeticamente zonas mais remotas do país.

Os últimos testes e ensaios estão a ser desenvolvidos no momento, e espera-se que nos próximos meses os painéis comecem a ser montados nas estradas.

Veja o vídeo de como vai correr todo projecto:

[Fonte: Motoring]

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!