Blind Tool: invisuais descobrem que objetos os rodeiam através do telemóvel

Blind Tool é uma aplicação de telemóvel que ajuda invisuais a compreender melhor o mundo que os rodeia.

O site Fast Company comparou o Blind Tool ao Shazam, uma aplicação que identifica títulos de músicas e bandas quando está a dar uma canção. “É como Shazam para o mundo à tua volta.

A aplicação Blind Tool usa uma tecnologia de reconhecimento de imagem para identificar objetos em 3D. Portanto, nem é necessário fotografá-los, basta apontar a câmara do telemóvel.

blind tool

Embora a ideia seja interessante e tenha a capacidade para trazer mais qualidade de vida a muitas pessoas, a Blind Tool apresenta ainda vários erros: a identificação dos objetos não é 100% fiel. Ao experimentar a aplicação, percebi que um par de óculos pode ser identificado como um estetoscópio, e um candeeiro, como uma nave espacial.

No entanto, o nome do objeto só é verbalizado quando há 30% de certeza. O aparelho também vibra de acordo com o nível de segurança, aumentando quando a possibilidade é maior.

Apesar das dificuldades em determinar com precisão quais os objetos que aparecem na imagem, quando o banco de imagens aumentar, a Blind Tool será uma ferramenta que dará mais liberdade às pessoas que têm dificuldades de visão.

Criado por Joseph Paul Cohen, da Universidade de Massachusetts, nos EUA, investigador experiente na área de startups e desenvolvimento de software, o Blind Tool já está disponível para Android.

Surgem cada vez mais invenções e produtos para facilitar o dia a dia de minorias ou de pessoas com algum tipo de incapacidade. Em relação aos invisuais, outro projeto interessante é o iAid, um sistema de navegação criado pelo canadiano Alex Deans, que tem sensores de ultrassons e GPS, para que os utilizadores consigam perceber melhor o que os rodeia.

sensores-de-ultrassons-alex-deans-470x314

[Fonte: Hypeness, Fast Company Via NOCTULA Channel]

 

 

assinatura NOCTULA Channel

Este artigo foi escrito por Sofia Marques Correia do nosso parceiro NOCTULA Channel, um portal que não é projetado por cientistas nem ativistas, é criado por pessoas comuns que acreditam que a partilha de conhecimento pode mudar o mundo. Não deixem de visitar o NOCTULA Channel!

Fonte das imagens