Novo robô Atlas: executa tarefas e não cede ao bullying

A Boston Dynamics, empresa de robótica que pertence à Google, revelou um vídeo do robô que desenvolveu, que consegue resistir a comportamentos de bullying e acaba sempre por cumprir a tarefa proposta.

Este robô espectacular,  é a versão melhorada do antigo Atlas, e os pesquisadores mostram no vídeo que por mais pontapés, empurrões e por mais que o “chateiem”, ele continua com as tarefas de recolher e mover caixas, ou seja, ele não liga às distracções.

Veja o vídeo sobre o robô Atlas aqui, no site da BBC.

No vídeo podemos observar também, que o robô consegue equilibrar-se bem em terreno mais acidentado, impedindo de cair. Vemos também uma situação em que um membro da Boston Dynamics dá uma forte pancada nas costas do Atlas, em que ele cai de cara no chão, mas após um momento de reflexão, o robô levanta-se novamente e segue o seu destino.

boston_dynamics_robot_atlas_

A Boston Dynamics explica que o robô é eléctrico e composto por sistemas hidráulicos. Usa sensores nas pernas e no corpo, que lhe permitem manter o equilíbrio, sensores LIDAR e de som na cabeça, que lhe permitem desviar de obstáculos, avaliar o terreno e ajudar na navegação.

O novo Atlas pesa 82 kg e tem 175 centímetros de altura.

Que futuro o espera? As forças militares, pois espera-se que o robô seja capaz de seguir as tropas e ao mesmo tempo carregar com equipamentos extra.

[Fonte: BBC]

 

Fonte das imagens