You are currently viewing Arranque rápido: Desactive ou poupe espaço em disco

Arranque rápido: Desactive ou poupe espaço em disco

A funcionalidade de arranque rápido (Fast Boot) é muito útil no Windows 10, no sentido que o seu computador fica operacional muito mais depressa. No entanto, se não usa a função Hibernar, está a alocar algum espaço de disco para essa função desnecessariamente, o que pode ser muito critico quando usa um SSD ou tem pouco espaço em disco. Neste artigo vamos ajudá-lo a resolver este problema através da linha de comandos.

Como funciona o arranque rápido?

Segundo o site How-To-Geek, a funcionalidade de arranque rápido depende se a hibernação está activa ou não. Para que o modo de hibernação funcione no Windows, é necessário que haja alocação de algum espaço em disco, o que pode ser um problema para alguns utilizadores. Se o leitor não quiser ter a funcionalidade de arranque rápido no seu Windows 10 e poupar algum espaço em disco, basta correr o seguinte comando: 

powercfg /hibernate off

Este último comando desactiva por completo o arranque rápido, mas existe uma forma de ter o arranque rápido completamente funcional, mas sem ter o inconveniente de alocar demasiado espaço no disco rigido para a função hibernar. Para limitar o espaço alocado para a função de hibernação, utilize o seguinte comando:

powercfg /h /type reduced

Caso o comando acima não tenha funcionado ou pretender ter um controlo mais efectivo da quantidade de espaço a alocar pelo sistema Windows para a função hibernar, use o seguinte comando:

powercfg -h -size [PERCENTAGEM DE RAM]

A percentagem de RAM assumida por padrão pelo Windows 10 são 75%, mas ao executar este comando pode aumentar ou diminuir este valor. Este valor representa o valor de memória RAM (memória virtual) que pode ser colocada no seu disco rígido.

[Fonte: LifeHacker]

Achou esta dica útil? Que tal está o seu Windows 10? Rápido, lento ou assim assim?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!