Ciclistas têm semáforo verde quando chove em Roterdão

Andar de bicicleta em dias de chuva pode ser chato, mas uma iniciativa na cidade de Roterdão, na Holanda, está a melhorar um pouco esses dias – foram instalados semáforos que dão prioridade a ciclistas quando está a chover. Afinal, quem está confortável dentro de um carro pode dar passagem a quem está a molhar-se.

Com o objectivo de melhorar a qualidade do tráfego das bicicletas, foram instalados sensores de chuva nos semáforos de um cruzamento, diminuindo o tempo da viagem sobre duas rodas, ao reduzir o tempo de espera nos semáforos de 80 segundos para 40 segundos. Esta iniciativa pretende ainda reduzir os riscos de acidentes causados pela baixa visibilidade em dias de chuva.

Em 2015 houve um aumento de 10% no uso de bicicletas em Roterdão. Esta tecnologia é apenas uma das 40 medidas aplicadas pelo governo local, que visa incentivar o uso deste meio de transporte, sem poluir o meio ambiente e ainda promover hábitos saudáveis através da actividade física.

roterdão-bike-470x312

Têm surgido várias iniciativas por todo o mundo para melhorar as condições dos ciclistas nas cidades. Em Berlim, por exemplo, está a ser desenvolvido um projecto de uma ciclovia coberta com zonas verdes e hortas urbanas, “estações de serviço”, semáforos e um pavimento que produz energia.

radbahn-bicicletas-berlim-470x353

[Fonte: Hypeness, Prólogo, Roterdam via NOCTULA Channel]

assinatura NOCTULA Channel

Este artigo foi escrito por Sofia Marques Correia do nosso parceiro NOCTULA Channel, um portal que não é projectado por cientistas nem activistas, é criado por pessoas comuns que acreditam que a partilha de conhecimento pode mudar o mundo. Não deixem de visitar o NOCTULA Channel!

Fonte das imagens