8 dicas para acelerar o seu Google Chrome

É fã e utilizador do navegador Google Chrome, mas ele está a ficar lento e demora muito tempo a carregar páginas ou mesmo a ser lançado? Pois bem o Tech em Português apresenta-lhe 8 dicas para acelerar o seu navegador de novo.

Depois de seguir todos os nossos conselhos acreditamos que o seu navegador estará muito mais rápido, como o tivesse acabado de instalar. As dicas que lhe vamos apresentar funcionam em Windows Mac e algumas delas em Linux.

#1: Actualize o Google Chrome

Como todos os softwares, os navegadores web também precisam de ser actualizados. Caso não feche o browser há algum tempo, é possível que tenha alguma actualização pendente à espera do reinicio do navegador para ser aplicada. Para forçar uma actualização do Chrome visite o seguinte endereço chrome://help. No nosso caso o navegador está actualizado, como se vê na imagem seguinte.

Google Chrome actualização

#2: Desactive extensões que não utilize

Visite o endereço chrome://extensions e desactive ou elimine todas as extensões que não utiliza, retirando o visto onde diz que está activa ou clicando no caixote do lixo.

Google Chrome Extensões

#3: Desactive plugins que não utilize

Visite o endereço chrome://plugins e desactive todos os plugins que não necessita no seu navegador, bastando para isso clicar em desactivar.

Google Chrome Plugins

#4: Instale um extensão de poupança de dados

Se o seu problema de lentidão está relacionado com a velocidade da sua internet, então temos a solução ideal para si, a extensão Google Data Saver. Está extensão utiliza os servidores do Google para fazer a compressão das páginas que quer visitar, fazendo com que gaste menos largura de banda a “descarregar” a página, acelerando assim o seu browser.

Google Chrome poupança de dados

#5: Active o fecho rápido de separadores/janelas

Visite o endereço chrome://flags e active o Fecho rápido de separadores/janelas. Com esta funcionalidade activada o Chrome ficará mais rápido, pois é permitido fechar janelas ou separadores independentemente do código javascript que esteja a correr na mesma. Para esta configuração ficar activa é necessário clicar no botão para reiniciar o navegador. 

Google Chrome fecho rápido de janelas

#6: Descartar separadores

Visite o endereço chrome://flags e active a funcionalidade Rejeição automática de separadores. Se esta opção estiver activada, os separadores são automaticamente rejeitados da memória quando o sistema tem pouca memória. Os separadores rejeitados continuam visíveis na Faixa de separadores e são actualizados quando clica nos mesmos. Para esta configuração ficar activa é necessário clicar no botão para reiniciar o navegador.

Google Chrome rejeição automática

#7: Limpe a cache do Chrome

Um problema comum de muitos utilizadores é terem a cache do navegador com bastante informação. Para fazer a limpeza de ficheiros em cache visite o endereço chrome://settings/clearBrowserData e limpar os dados que tem em cache, preferencialmente desde que começou a usar o Google Chrome, escolhendo a opção desde sempre.

Google Chrome limpeza de cache

#8: Faça uma procura por spyware e outros tipos de vulnerabilidades

É muito importante que mantenha o seu computador “limpo”, livre de spywares e outros tipos de infecções. Aconselhamos os utilizadores Windows a fazerem testes com o Ferramenta de limpeza do Chrome e talvez seja uma boa ideia fazer um scan com o Anti-Malware da Malwarebytes. Para os utilizadores de Mac OSX aconselhamos que façam um teste com o Malwarebytes para Mac.

Google Chrome ferramenta de limpeza

Conhece mais alguma dica? Partilhe connosco!

Fonte das imagens