You are currently viewing Como saber se alguém está a utilizar o teu Wi-Fi

Como saber se alguém está a utilizar o teu Wi-Fi

A tua ligação de Internet está mais lenta e não sabes o porquê?

Se o que costumas fazer está a demorar mais tempo do que o habitual, por exemplo um video demorar 10 minutos a carregar, podes ter alguém a utilizar a tua rede Wi-Fi sem que saibas! É verdade que os routers ou como são chamados hubs dos ISP que permitem que tenhas Internet em casa, têm uma senha da tua rede sem fios, praticamente indecifrável para muitos…mas não para todos.

Existem algumas formas de saber se estão a utilizar a tua rede Wi-Fi, uma delas é com o teu smartphone ou tablet Android!

É isso mesmo que leste, podes verificar quem está ligado na tua rede de Wi-Fi através do teu equipamento com Android e o melhor é que é gratuita. Podes encontrá-la na Play Store da Google.

O primeiro passo é ligares o teu smartphone ou tablet onde instalaste o IP Tools na tua rede Wi-Fi e de seguida tens um ecrã principal onde tens toda a informação sobre a tua rede.

O segundo passo é ires ao menu do lado esquerdo superior e escolheres “Escanear Rede” e vão aparecer todos os aparelhos que estão ligados à tua rede Wi-Fi.

Caso algum dos equipamentos nessa lista não seja teu, já sabes que tens de reagir e bloquear o acesso.

COMO POSSO BLOQUEAR EQUIPAMENTOS QUE NÃO CONHEÇO

Se localizaste equipamentos que não conheces podes validar a informação NAT e MAC e basta ligares-te ao router / hub e impedires que eles se voltem a ligar à tua rede!

Tens ligar-te ao teu router por cabo através do teu computador e acederes à página de configuração. No ecrã inicial deves ir a “Segurança” e alterar a password de acesso à tua rede Wi-Fi.

Caso mesmo assim se voltem a ligar, o que não é impossível pois com tempo e insistência tudo é possível, podes bloquear o acesso de outros equipamentos que não sejam os teus.

Na mesma página de configuração do router, tens uma opção “Bloquear equipamentos” ou “Bloqueio por MAC” onde podes adicionar os MAC´s dos equipamentos que tens em casa e todos os outros serão bloqueados. Para adicionares mais tarde um smartphone de uma amigo ou familiar que leves a casa terás de adicionar da mesma forma na primeira vez que ele se ligue ao teu Wi-Fi.

PORQUE É QUE ESTA SEGURANÇA É TÃO IMPORTANTE?

Em primeiro lugar porque assim sabes que a tua rede Wi-Fi está limpa e livre para ti e para os teus! A outra razão é que és responsável por tudo o que acontece no IP que te é atribuído pelo ISP, se alguém se ligar à tua rede e decidir fazer downloads ilegais ou hackear algum site, poderás ser considerado o responsável.

ASSINATURACUSCO

A tua rede Wi-Fi já foi invadida? Como descobriste?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!