As 9 linguagens de programação da moda

Na área da programação, mais do que ter um bom emprego é necessário estar actualizado sobre as reais necessidades de uma empresa. Desenvolver uma aplicação com a tecnologia mais actual é uma boa ideia, uma vez que pode poupar custos de manutenção! E agora, quais as linguagens na moda para 2016? Segundo um estudo do Indeed, apresentamos os seguintes resultados:

top

 SQL

Não é novidade aparecer no topo da lista. Utilizada para bases de dados MySQL, PostgreSQL e MicrosoftSQL Server e, não esquecer que até os iPhones e Androids têm acesso a uma base de dados SQL chamada SQLite!

sql

Java

Não é por acaso que são feitos e partilhados diversos artigos sobre como programar em Java. Temos como objectivo fornecer o melhor conteúdo aos nossos leitores e com isto, ensiná-lo a utilizar correctamente a linguagem Java que está no Top 3 das mais na moda!

   java

JavaScript

Ganhou pontos com a chegada do Node.JS, uma tecnologia para servidores que muitas das comunicações em tempo real utilizam! Para além disso também é utilizada para páginas web para interacção com o utilizador, dar efeitos a páginas, mensagens pop-up, etc!

js

C#

Desde 2000, C# (C-Sharp) é uma linguagem relativamente nova. Criada pela Microsoft corre na framework .NET.

É uma bela evolução de C e C++, esta é moderna, simples, e orientada a objectos!

C#

C++

C++ (C-plus-plus) é uma linguagem orientada a objectos! Desenvolvida por Bjarne Stroustrup na Bell Labs, a primeira release da mesma foi em 1983. É uma linguagem muito boa para estudar a performance de aplicações!

c++

Python

Monty Python! Não é por acaso que se dá o nome python à mesma, é para mostrar que será engraçado utilizar esta linguagem! É simples, fácil de ler e muito próxima à língua inglesa! É uma das melhores linguagens para quem está a começar de programar pela primeira vez.

python

PHP

Nunca foi desenhada para ser uma linguagem de programação mas, sim para ajudar Rasmus Lerdorf, o seu criador, em 1994 a manter a sua Home Page pessoal! Hoje em dia, PHP está a correr nos demais servidores que o leitor encontra!

php

Ruby on Rails

Rails é uma framework para a linguagem Ruby! Com a sua simplicidade de desenvolvimento dá a oportunidade ao programador de com pouco código, criar muito!

ruby

iOS/Swift

Linguagem lançada pela Apple para programação própria! Os programadores devem encontrar algumas semelhanças com a programação em C++ e Objective-C.

swift

[Fonte: Indeed]

E o leitor, já usou alguma destas linguagens? O que acha deste estudo?