You are currently viewing Facebook: Atenção ao novo esquema de Phishing

Facebook: Atenção ao novo esquema de Phishing

Existe um novo esquema utilizado pelos hackers para tentar roubar os dados de acesso a contas do Facebook e informações sobre cartões de crédito, utilizando apenas uma mensagem fraudulenta!

Se receber uma mensagem da equipa do Facebook Ads a alegar que a sua conta está a violar os termos e condições do serviço e será encerrada, ignore-a pois é um novo esquema para roubar as suas credenciais e os dados do seu cartão de crédito e informações pessoais.

Conheça melhor este esquema

Inicialmente o utilizador recebe um alerta falso, supostamente enviado pelo Facebook Team Ads, alegando que a sua conta violou os termos e condições do serviço, enumerando até algumas razões e, um aviso de fecho da conta, caso esta não seja verificada. A mensagem faz o utilizador acreditar que a única forma de manter a sua conta é clicar num link (falso) de verificação da conta, levando muitos utilizadores menos informados a clicar.

Novo ataque pishing no Facebook

Depois de clicar no link falso, o utilizador é redireccionado para uma página idêntica ao Facebook, onde terá que introduzir os dados de login. Neste passo os hackers roubam as suas informações de acesso à sua conta do Facebook, podendo agora alterar o seu perfil, tentar outros esquemas com os seus contactos e até distribuir spam através da sua conta.

Novo ataque pishing no Facebook 2

De seguida é redireccionado para outra página onde são pedidos os dados relativos ao cartão de crédito e o titular do próximo. Caso estes dados sejam inseridos, poderão ser efectuadas transacções duvidosas com o seu cartão de crédito, fazendo parecer que foram feitas por si.

Novo ataque pishing no Facebook 3

Por fim, e para não levantar suspeitas que foi vitima de um ataque de Phishing, será redireccionado para a página verdadeira da rede social.

Cuidados a ter

Caso tenha violado as regras do Facebook, a equipa do mesmo NUNCA o contactará pelo serviço de mensagens, logo ignore qualquer mensagem que lhe pareça suspeita incluindo links. Aconselhamos também que entre SEMPRE na rede social através das aplicações oficiais ou digitando o endereço no seu navegador web, ignorando qualquer link para fazer login ou verificação.

Relembramos novamente que caso exista alguma anomalia com a sua conta, o Facebook entrará em contacto consigo lançando uma notificação na sua área pessoal.

[Fonte: HackRead]

Já foi abordado com mensagens deste tipo no Facebook?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!