Rapaz elimina empresa com 1 linha de código

A vida de programador não é fácil mas, também não precisa de ser assim tão difícil como Marco Marsala, o rapaz que eliminou a empresa e toda a informação, incluindo backups, apenas com um comando, uma simples linha de código, o “rm -rf” chegou para que a empresa desaparecesse do mapa. E agora?

História

A história até começou a ser contada pelo próprio autor, Marco Marsala, que sem querer, introduziu o comando “rm -rf {foo}/{bar}” e ao correr o mesmo, não deu hipótese e destruíu toda a informação da sua empresa. Por partes, o comando “rm” diz ao computador para remover, o “r” remove tudo dentro de uma determinada diretoria e o “f” faz o “force”, ou seja, força a apagar tudo sem que mostre aquelas janelas: “Tem a certeza que quer apagar isto?”.

computador-a-arder

O comando acima referido é tão destrutivo que até virou piada no mundo da informática.

Dirigindo-se a um fórum para pedir ajuda de como recuperar a informação apagada em um servidor, a história não fica melhor e rapidamente recebeu comentários como estes:

Tu vais é falir, não precisas de ajuda técnica, precisas de ligar para o teu advogado – Michael Ampton

É claro que reaver informação apagada anteriormente é possível mas, as probabilidades são muito poucas. Para que Marco pudesse ter uma mínima hipótese de reaver a informação, teria de gastar muito dinheiro e o resultado poderia ser nulo sem retorno possível.

Imagine agora o leitor estar na posição de Marco e, sem querer, apagar toda a informação, todo o seu trabalho. É de arrepiar, é de deixar os cabelos em pé.

Será este um dos maiores fails de programadores?

  • Welton Vaz de Souza

    Eu não acredito muito nesta história, pois, já recuperei arquivo num HD formatado 3 vezes, tem trabalho científicos, que estudantes do MIT conseguiram recuperar dados em HD’s formatados 25 vezes, esta estória tem que ser explicada.

    • Erbi Silva

      é verdade que é possivel recuperar os dados. Aliás, salvo erro, pelo que já li em alguns sitios, Marco conseguiu recuperar os dados com ajuda de uma empresa especializada nisso mas, saiu-lhe muito caro 🙂 Contudo, não deixa de ser uma grande trapalhada 🙂

  • jaimelive