Mil quilómetros com 1 litro de gasolina

Não leu mal e, é verdade. Uma equipa do Instituto Politécnico de Viseu, construiu um protótipo que vai tentar percorrer mil quilómetros com apenas um litro de gasolina, na Shell Eco-Marathon. Quer saber mais acerca deste projecto? Ainda bem, pois veio ao sitio certo.

Mil quilómetros, 1 litro de gasolina e, 1 protótipo

Esta equipa, que é composta por seis estudantes do curso de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, juntamente com mais dois professores, vão correr na modalidade de protótipos com um veículo “praticamente todo novo”.

O nosso objectivo passa por fazer mil quilómetros com um litro de gasolina, numa pista muito difícil e na qual tenho sérias dúvidas de que alguma equipa consiga atingir esta marca. Pretendemos ficar nos primeiros lugares – revelou o professor do IPV, Alexandre Aibéo

Num carro onde apenas a carroçaria foi recuperada, este foi redesenhado desde o interior, passando pela transmissão, direcção e automação. Toda a parte eléctrica foi feita de raiz. O veiculo é feito em fibra de carbono, tornando o mesmo mais resistente e leve.

prototipo

Os autores desta maravilha prometem surpresas que ainda não foram patenteadas.

Resta ainda dar a conhecer ao leitor que o IPV participa neste tipo de competições desde 1999, tendo conseguido a melhor marca em 2013, onde percorreram 830 quilómetros com um litro de gasolina. Este ano concorrem com um protótipo totalmente novo, uma equipa nova e, o circuito que encontrarão será também ele todo novo e possui um trajecto muito complexo de pilotar.

Nesta prova, para além do IPV participam também outras 40 equipas de todo o lado, sendo que uma delas também é portuguesa e vem da Universidade da Beira Interior (UBI). A prova terá lugar em Le Mans, na França.

ipv

Já se imaginou poder viajar pelo mundo e a gastar tão pouco combustível?

Fonte: [JN]

  • Zé manel

    Só mentiras… Sonhem com a virgem e não corram muahaha

    • É sempre bom sonhar… Já dizia o outro, o Sonho comanda a vida!

    • Erbi Silva

      Não se trata de mentiras nem sonhos. Este é um projeto do IPV (Instituto Politécnico de Viseu) que por sua vez, no ano passado conseguiu atingir a marca de 830 km com 1 litro de gasolina.

      Porque não este ano conseguir fazer mais 170? 🙂