Tesla: modelo X aprende a condução do condutor

Como é do conhecimento geral do leitor, a Tesla é uma marca de automóveis norte-americana que desenvolve e vende veículos eléctricos de alto desempenho. Neste artigo, vamos falar-lhe um pouco do Model X que esta empresa desenvolveu, um carro que até tem a capacidade de aprender como o seu dono conduz e, aplicar esse conhecimento de forma autónoma, na estrada.

Tesla Model X

Este veículo, com portas “asas de falcão” articuladas com sensores que impedem, durante a abertura, que estas batam em outros carros que estejam próximos, é um dos mais fantásticos automóveis que se encontram à venda. Este modelo, à semelhança do que acontece no Model S, inclui o “Autopilot”, uma tecnologia que está cada vez mais próxima da condução autónoma e, é a que está mais perto de concretizar esse feito no meio de todas.

falconwings
Exemplo de “asas falcão”

Este veículo é capaz de:

  • Manter a distância para o veículo da frente;
  • Manter o carro dentro da faixa de circulação;
  • Controla automaticamente o volante, travão e o acelerador;
  • É capaz de mudar sozinho de faixa quando o condutor acende o pisca

Para além destas, existe uma capacidade que supera qualquer coisa. Este, tem a capacidade de aprender sozinho, graças a um sistema que aprende com o condutor e vai ficando cada vez melhor à medida que os mapas digitais (mapas que são criados por os próprios carros) ganham definição.

"Asas falcão" evitam bater nos carros mais próximos
“Asas falcão” evitam bater nos carros mais próximos

Somando a todas estas características que já dão apetite de conduzir este carro, este, atinge os 100 km/h em apenas 3 segundos, o que deixa para trás grande parte da concorrência dos motores a combustão interna. A autonomia pode passar os 400km na versão com bateria de 90 quilowatts hora.

Mais uma vez, estamos a falar de um carro eléctrico que, traz vantagens para aquilo que é mais sagrado a qualquer ser vivo, o meio ambiente.

Como já lhe demos a conhecer anteriormente, a Mobilidade Eléctrica pode bem ser cada vez mais um futuro próximo deixando para trás os combustíveis fósseis. Também já demos a conhecer ao leitor, soluções que poderão ser implementadas e que possam substituir os tradicionais postos de abastecimento (pode ler esse artigo aqui).

Interior do tesla model x
Interior do tesla model x

O leitor acha que a mobilidade eléctrica pode ser o futuro? Deixe-nos a sua opinião acerca deste assunto!

 

 

  • Joel Pires Andrade

    Não vamos duvidar, será o futuro!

  • Frederico Santos

    noticia agradável. Embora já tivesse conhecimento do automóvel. O preço é um contra mas sem dúvida que qnd estas tecnologias atingirem preços mais acessiveis talvez vingue ainda mais no mercado

    • Sem dúvida que o preço é um contra, mas com o tempo e com os avanços tecnológicos o valor vai normalizar!

      • Frederico Santos

        nisso também concordo. Já agora, deiam uma vista de olhos numa concorrente à tesla. Salvo erro é portuguesa, não recordo o nome agora