You are currently viewing Porque é que o Android é tão popular?

Porque é que o Android é tão popular?

Não é por acaso que o Android é o sistema operativo mais popular do mundo. A plataforma do Google possui recursos exclusivos que facilitam a vida ao utilizador. São muitas as características e recursos que tornam vantajosa a escolha de um smartphone Android. Confira as vantagens (se é que já não sabe!).

Interacção com contas do Google 

Sendo o sistema operativo da Google, a integração é melhor com o Gmail, Google Drive, Google Now, Google Chrome, Google Maps e Google Street View. O funcionamento de todas estas aplicações é muito bom, e muitos trazem funções exclusivas.

android

Opção de personalização

O utilizador de Android não tem que ficar preso à interface padrão do sistema e pode personalizar praticamente todas as configurações de fábrica. Na própria loja da Google, a Play Store, encontram-se inúmeras aplicações para personalizar o Android. São inúmeros os launchers que ajudam a reformular o visual, ocultar aplicações, alterar a transição entre as telas e até controlar o aparelho por gestos, como por exemplo, o Nova Launcher, Slide Launcher, Zeam Laucher e Smart Launcher. Pode até fazer-se root no equipamento para remover aplicações nativas do sistema.

Variedade de dispositivos

O Android é adoptado por diversos fabricantes. A Samsung, Sony, LG, Motorola, HTC, Asus e Acer, entre muitos outros, lançam todos os anos novos equipamentos com sistema operativo Android. Isto torna o sistema mais popular e permite que o consumidor tenha uma enorme panóplia de escolha. Além dos smartphones, existem também diversos tablets que adoptam este sistema.

Compatibilidade com a maioria dos carregadores

Quase todos os smartphone Android possuem a mesma entrada para carregador, mesmo provenientes de fabricantes diferentes. Sendo assim, se precisar de um carregador estando fora de casa, em qualquer situação, há sempre um amigo, um colega de trabalho que lhe pode emprestar um.  No entanto, esteja atento, e verifique qual a voltagem de saída da fonte. Se o seu telemóvel precisar de um carregador de 5V, não use um carregador com voltagem superior.

Novidades chegam primeiro ao Android

Normalmente, a Play Store lança novas aplicações e actualizações mais rápido do que a sua concorrente de peso, a Apple Store – que é conhecida pelo longo processo de aprovação das aplicações.

A gerente de produto da Play Store, Eunice Kim, garante que o Google valoriza “a rápida inovação e interacção”, e diz ainda que “a empresa vai continuar a ajudar os desenvolvedores a obterem os produtos no mercado em questão de horas, após o envio, em vez de dias ou semanas” – entrevista no Mashable.

[Fonte: Mashable, TechTudo]

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!