Robo-bee: Conheça o robô que é do tamanho de um insecto

Como sempre, a tecnologia tem espantado todo o mundo. Talvez não seja uma das maiores novidades, falar de um robô  mas, o Robo-bee, é do tamanho de um insecto. Este, terá o objectivo de levantar voo, pousar em paredes para conservar energia, entre outras funcionalidades tais como, prevenir e/ou alertar sobre incêndios. Descubra connosco, neste artigo!

Robo-bee

Este robô nada mais é que um drone programado do tamanho de uma moeda de 50 cêntimos. Este robô está a ser testado em ambientes de controlo e socorro ambientais. Dr.Kovac, um dos investigadores que desenvolve robôs voadores no seu laboratório pessoal, escreveu um artigo na Science, a explicar como a natureza tinha inspirado o design do robo-bee. Todo o funcionamento é semelhante ao de um insecto e, até conseguem pousar nas paredes e ficarem fixos, sem caírem, para reabastecer energias. Equipados com sensores e, criar um enxame deste tipo de tecnologia, seria o mecanismo ideal para alertar socorristas das mais intensas áreas de incêndios florestais ou outros desastres naturais.

tamanho robo

Acontece que o sistema de parar numa parede não foi fácil de conseguir, uma vez que a utilização de ganchos ficaria muito pesado no robô. Então, inventaram um pequeno adesivo que, graças a uma carga electrostática, pode ser ligado e desligado. Quando ligado, o adesivo adquire uma carga negativa e faz com que se agarre a proximidades com carga positiva. Este efeito pode ser simulado com um balão, esfregando o mesmo no cabelo e de seguida, furá-lo na parede. Irá reparar que ficará agarrado à parede!

robofinger

Nós, humanos, sentimos-nos incomodados com a presença de insectos mas, será que com a implementação do robo-bee e, criando enxames dos mesmos, nós não teríamos muita coisa a ganhar? Já pensou nos fogos que seriam evitados, na destruição do ambiente e de habitações?

Acha que é uma boa solução? Deixe-nos o seu comentário!