You are currently viewing Missão New Horizons: Plutão tem um mar líquido

Missão New Horizons: Plutão tem um mar líquido

A missão New Horizons teve como objectivo descobrir coisas desconhecidas acerca do planeta Plutão. Não param de chegar fotos e, a público veio aquela que é uma noticia excelente. Avançada pela Cnet, o que temos a contar-lhe é extraordinário. Está curioso e gosta de saber o que se passa no nosso universo? Então veja o resto do artigo e fique deslumbrado!

New Horizons: Plutão

A missão New Horizons trouxe a notícia de que Plutão tem oceanos ricos em água, ou seja, um mar líquido sob as planícies congeladas. Noah Hammond, um estudante do Departamento de Terra, Ambiental e Ciências planetárias, na Universidade de Brown disse:

Graças aos dados incríveis devolvidos pela New Horizons, fomos capazes de observar características tectónicas na superfície de Plutão, actualizar o nosso modelo de evolução térmica com novos dados e inferir que Plutão provavelmente tem um oceano sub superficial hoje

icePluto

O documento foi publicado na revista Geophysical Research Letters. Já se desconfiava que plutão tinha tido oceanos que congelaram completamente há muito tempo. Como poderia a água permanecer no estado líquido tão longe do sol? A resposta a isso é simples, pelo menos de acordo com os entendidos, é simples… O núcleo de Plutão pode ter sido suficiente para manter a água descongelada por baixo da superfície, isto graças ao decaimento natural lento de elementos radioactivos que se encontram precisamente no núcleo.

Poderá ler a noticia e obter informações mais detalhadas aqui.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!