You are currently viewing Desafiar as leis da física

Desafiar as leis da física

Podemos afirmar com toda a certeza que o Homem nunca chegou ao limite da tecnologia e, já construiu obras que desafiam qualquer lei da física que exista no mundo. A cada dia que passa, surgem novas pesquisas, novos materiais, novas substâncias que simplesmente são incriveis e desafiam a forma como somos capazes de entender a física do nosso mundo. Hoje, deixamos-lhe 7 materiais que foram construídos e que desafiam com toda a certeza essas leis.

1. Gota de vidro

O leitor acredita que, um simples pedaço de vidro do tamanho de uma gota, é mais resistente do que praticamente qualquer metal que existe? Pois, pode não acreditar mas é verdade.

2. Metais hidrofóbicos

Certamente não terá dificuldades em saber o que acontece com o metal e a água juntos… ferrugem! Pelo menos, é o que lhe deve vir à cabeça, mas um material criado por investigadores da Universidade de Rochester criou uma superfície de metal hidrofóbica que repele completamente a menor gota de água que entrar em contacto com ela.

3. Vantablack

Vantablack ou, o objecto mais escuro que existe! Pode não conhecer pelo nome mas, no futuro irá ouvir falar muito dele. Esta substância, criada a partir de nanotubos de carbono, é capaz de absorver quase toda a luz que entra em contacto com a superfície.

4. Vidro à prova de balas (de um lado só)

Vidros à prova de balas pode parecer algo comum mas, um novo tipo de vidro chamado de Rhino One Way Glass promete mudar o conceito. Imagine o cenário do vidro à prova de balas normal:

  • Entra um ladrão e não consegue acertar no policia mas, o policia também não pode acertar no ladrão. Para isso, terá que se expor.

Com este vidro, à prova de balas só de um lado, o ladrão pode atirar que não passa pelo vidro a bala, contudo, o policia não precisa de se expor, atirando e a bala quebra o vidro do seu lado.

5. Starlite

Este é certamente um dos mais antigos e, provavelmente um que nunca veremos novamente. Este, é um tipo de plástico moldável, criado nos anos 90 que aguenta temperaturas extremas de calor (ao ponto de resistir ao calor de uma explosão nuclear). Infelizmente, o autor desta invenção não quis dar a conhecer ao mundo a fórmula de criar este plástico, levando-o consigo para o túmulo.

6. Super Cola

Uma equipa de investigadores da Universidade de Oxford descobriu uma forma muito eficiente de criar a melhor cola do mundo. Uma bactéria (Streptococcus pyogenes – devoradora de carne humana) é um material que faz com que a cola seja a mais potente. Uma pequena gota e cola tudo. Agora, o próximo objectivo é arranjar forma de que, se a cola for parar aos dedos, a pessoa não seja devorada.

glue

7. Grafeno

O “Santo Graal” da ciência dos últimos anos. O Grafeno faz tudo. Uma estrutura extremamente maleável, super condutora e incrivelmente resistente.

grafeno

Acha que nos faltou mencionar algo? Partilhe a sua opinião e sugestão!

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!