You are currently viewing Suécia já tem uma auto-estrada eléctrica

Suécia já tem uma auto-estrada eléctrica

Já não é a primeira vez que damos a conhecer ao leitor que a tecnologia irá permitir construir estradas que podem carregar as baterias de automóveis. A Suécia, ciente de que o transporte terrestre traz grandes impactos negativos no nosso clima, uniu esforços e, já tem 2 km de auto-estrada eléctrica!

Suécia e a auto-estrada eléctrica

A Siemens e a Scania criaram uma solução para que os camiões deixem de queimar combustíveis fósseis (isto de forma temporária). Para isso, desenvolveram uma espécie de “auto-estrada eléctrica” que permite aos veículos moverem-se sem queimar combustível algum. Todo este projecto foi iniciado e implementado na Suécia, pelo menos para já. Actualmente, o projecto usufrui apenas de 2 quilómetros de estrada eléctrica em que uma série de cabos se interligam a um camião com os devidos acessórios, para fornecer energia eléctrica! Durante esse período é possível desligar o motor do camião e aproveitar a energia renovável e barata oferecida pelos cabos suspensos.

charge

Segundo Claes Erixon, da Scania, o projecto é um passo importante para a jornada de investigação e desenvolvimento do transporte livre de combustíveis fosseis. A expectativa é que, quando o projecto estiver totalmente implementado, este poderá cortar pela metade os custos de combustível de transportes de bens.

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!