You are currently viewing Telemóvel para detectar cancro do colo do útero

Telemóvel para detectar cancro do colo do útero

Não leu mal. Um dispositivo criado por investigadores portugueses, ligado a um telemóvel, vai permitir combater doenças como o cancro do colo do útero. Tudo, através de imagens que permitem um diagnóstico precoce. Curioso? Quer saber mais? Navegue connosco neste artigo!

O dispositivo

O centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS, no Porto, está a desenvolver uma tecnologia que permite detectar mais precocemente várias patologias. Isto é, não é só o cancro do colo do útero (A segunda causa de morte mais frequente na mulher nos países em vias de desenvolvimento).

cellimg

Derivado a ser bastante difícil este tipo de rastreio precoce, os investigadores apostam em funcionalidades presentes nos smartphones. Maria Vasconcelos, investigador sénior do projecto disse:

Ao telemóvel é conectado um dispositivo de baixo custo que permite a aquisição da imagem com a resolução necessária. Posteriormente, as imagens são analisadas através de algoritmos de processamento de imagem e análise de dados de modo a identificar as estruturas e auxiliar os profissionais de saúde no pré-diagnóstico das respectivas doenças

Esta tecnologia tem como intuito descobrir outras doenças como por exemplo, as doenças de chagas e do sono. As imagens das doenças obtêm-se através de exames que necessitam de aparelhos extremamente caros e, assim fica tudo mais simples e barato para toda a gente.

Fonte: [TVI24]

Desenvolvimento da tecnologia. Acredita que é este o futuro para curar todas as doenças?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!