You are currently viewing Yahoo: 500 milhões de contas pirateadas pelo Estado?

Yahoo: 500 milhões de contas pirateadas pelo Estado?

A Yahoo informou no passado dia 22 de Setembro que 500 millhões de contas dos utilizadores foram pirateadas no final de 2014, o que poderá afectar as negociações em curso para a venda do seu principal negócio! Segundo avança a empresa, o pirata informático foi apoiado por um Estado e conseguiu obter informações pessoais como número de telefone, email, datas de nascimento e senhas. Saiba mais!

Yahoo sofre ataque pirata

As implicações desta falha de segurança no contrato de compra da Yahoo (ia ser comprada pela gigante de telecomunicações Verizon) serão cerca de 4.200 milhões de euros.

 yahoo

No Verão, a empresa informou estar a investigar um caso denominado “Peace” (investigação a um pirata informático) que assegurou ter dados privados de 200 milhões de utilizadores do Yahoo. A empresa com sede em Santa Clara, Califórnia, emitiu um comunicado:

A Yahoo está a trabalhar em conjunto com as agências de segurança. A pirataria informática apoiada por estados tornou-se cada vez mais comum na indústria tecnológica

Os dados que Peace conseguiu “roubar” têm sido vendidos na “dark web” com acessos anónimos por um preço total de 3 bitcoins, o equivalente a 1.600 euros.

Se este já era um problema muito grave há já algum tempo, provavelmente a Yahoo deveria ter tentado solucionar o mesmo aquando o primeiro ataque!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!