You are currently viewing Porque as teclas do telefone e das calculadoras são invertidas?

Porque as teclas do telefone e das calculadoras são invertidas?

É talvez uma pergunta intrigante mas que ao mesmo tempo deixa o leitor sem resposta! Mas porque que as teclas do telefone e das calculadoras são invertidas? Podemos desde já adiantar que a culpa é do número 0 (zero). Curioso? Então veio ao sitio certo para tirar a sua dúvida!

Teclas invertidas: Sabia que a culpa é do zero?

A culpa da inversão de teclas foi dos smartphones. As calculadores até então tinham o formato de teclas que têm até hoje mas, com a vinda dos dispositivos inteligentes, a organização das teclas mudou. A resposta à questão deste título é, no fundo, bem histórica!

No site TechWorm podemos encontrar o especialista em telecomunicações Paul Stockley que disse que a culpa apenas vem do número “zero”. Isto porque nos telefones, o zero não é um zero mas nas calculadoras sim. E agora vem a pergunta: “O que quer dizer com isto?”.

nokia3310

Pode parecer estranho ao leitor mas o zero dos telefones sempre veio após o 9 o que significa que tem o valor 10. Sempre foi o número mais alto possível nos telefones e isto já vem desde os telefones mais antigos (telefones de disco). Por isto nos telefones o zero vem sempre depois do nove!

Nas calculadoras, o zero é mesmo um zero, é um valor menor do que “1” e por isso deveria ficar em baixo de todos os valores!

A mecânica

Existem também questões de mecânica que temos de levantar! Muitos antes dos telefones com teclas, os dispositivos usavam discos e pulsos para as transmissões. Fazer as chamadas envolvia um processo de desconectar em um circuito padrão de energia que era composto por dois fios eléctricos usados no sistema!

Cada número operava sobre uma forma nesses circuitos aplicando uma interrupção!

Então, sempre que se discava o número 1, a interrupção durava 66 milissegundos, o 2 demorava duas vezes 66 milissegundos. E por aí adiante. Quando discava o zero, era 10 vezes 66 milissegundos!

Porque não usar a tecla 10 em vez do 0?

A resposta a esta questão é simples. Imagine um número 222 100 100. Senão tivesse a tecla zero e tivesse a dez, como faria? Pois…

Questões alfabéticas

Desde muito tempo atrás os telefones têm letras associadas! O 2 traz sempre o A, B e C, o 3 traz o D, E e F, e assim continua por aí adiante! Este é um padrão muito importante para as mensagens de texto!

calculadora

Esta forma foi trazida desde os primeiros telefones com letras até aos dispositivos mais recentes. Agora se quiséssemos fazer com que o zero dos telemóveis fosse para antes do um para a ordem numérica ficar igual às calculadores, teríamos de inverter a história dos telefones mas também os alfabetos todos!

Por isso, é melhor deixarmos as coisas como estão!

Fonte: [tecmundo]

 

 

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!