Robot que faz companhia ao condutor no trânsito

Foi criado um robot que cabe na palma da mão e, que será a sua nova companhia em dias de trânsito. Fabricado pela Toyota, o objectivo é que o condutor tenha companhia, naqueles dias aborrecidos em que se apanha muito trânsito. É que por vezes, só falar, já acalma os nervos!

Robot que faz companhia no trânsito

Como já foi dito, o robot cabe na palma da mão. Mexe também a cabeça, os braços e é capaz de ter uma conversa casual. O preço do mesmo situa-se por volta dos 350 euros e pode passar a ser a sua melhor companhia em dias de trânsito. Fabricado no Japão, pela Toyota, o Kirobo Mini (nome do robot) serve para fazer companhia aos condutores, durante a viagem, e poderá até evitar que os condutores adormeçam e venham a causar ou sofrer algum acidente!

kirobo

Esta invenção tem 10 centímetros de altura quando sentado e o objectivo é que caiba no porta-copos do carro ou que possa fixar-se de forma segura no mesmo.

Deve ser conectado a um smartphone através de Bluetooth e tem uma câmara interna para reconhecer as expressões faciais, adequando o tom de voz às suas emoções! Moritaka Yoshida, funcionário administrativo da Toyota, disse à agência Press:

Queremos tratar do crescente problema social das pessoas que não têm ninguém com quem conversar

Este robot é uma versão menor do Kirobo, o robot que se tornou no primeiro Android astronauta do mundo em 2013. Assim, é possível também combater o isolamento social que é muito frequente. Cada vez mais os jovens e adultos preferem ficar em casa e ter uma vida social do que interagir socialmente!