Ciclovia que brilha no escuro e é recarregada pelo sol

Venha conhecer este projeto. Um instituto de pesquisa produziu uma ciclovia que “brilha no escuro” e ainda conta com o benefício de ser recarregada pelo sol.

pplware_glowing-blue-bike-lane-tpa_03-720x444-2

Este projecto foi criado pelo TPA Instytut Badan Technicznych Sp. z o.o. A ideia é ter vias que possam ser iluminadas de noite mas que a energia seja captada pela luz do dia.

Luminescência

luminescência é a emissão de luz por uma substância quando submetida a algum tipo de estímulo como luz, reação química, radiação ionizante.

O material que compõe o piso é fósforo, um material sintético que pode gerar luz durante 10 horas seguidas, se carregado pelo sol durante todo o dia.
pplware_glowing-blue-bike-lane-tpa_00-720x430-4

Esta pista, que foi construída perto da cidade de Lidzbark Warminski, na Polónia, foi inspirada na cliclovia “Noite Estrelada”, projectada pelo artista Daan Roosegaarde em Nuenen, uma cidade holandesa a cerca de 100 km ao sul de Amesterdão.

A nova ciclovia ainda está em fase de testes, mas estamos todos torcendo para que essa ideia brilhante se prove eficaz e seja implementada em outros países também.

Andar de bicicleta é uma das formas mais ecológicas de viajar ou passear. Em Portugal, muito se tem feito no que toca à criação de ciclovias e infraestruturas dedicadas a quem usufrui da bicicleta, será que um dia iremos chegar ao nível da Polónia?

Deixe-nos a sua opinião!