You are currently viewing Entenda como funciona o TouchBar do novo MacBook Pro!

Entenda como funciona o TouchBar do novo MacBook Pro!

Tal como já era esperado, a Apple actualizou os seus MacBook Pro, e a grande novidade é a substituição das teclas de função por uma Touch Bar – um mini ecrã OLED touchscreen (e com Touch ID) que dá acesso a funcionalidades específicas dependendo do que se estiver a fazer.

apple-touchbar-macbook-pro

Touch Bar

O Touch Bar tem gerado alguma polémica por algumas pessoas que não imaginam a sua vida sem a tecla ESC e demais, mas é preciso não esquecer que continua a ser possível ter essas teclas lá acessíveis. A diferença é que agora essa área pode ser muito mais versátil, funcionando como um mini ecrã que se pode tocar e arrastar para diversas funções – embora seja discutível se não teria sido muito mais simples aplicar um ecrã touch ao MacBook Pro e ficava o assunto arrumado.

Este pequeno ecrã é fabricado com tecnologia OLED, possuindo uma resolução de 2170 x 60 pixeis e um ângulo de visão de 45º.

touch-bar_3-720x86

Esta barra está dividida em 3 partes distintas que são responsáveis por diferentes tipos de atalhos. A primeira chamada de “System button” será uma área de 128 pixeis onde serão apresentados constantemente as teclas Escape, Done e Cancel. A segunda, intitulada de “App Region”, terá uma dimensão mínima de 1370 pixeis e será onde estarão apresentadas as diferentes funções e atalhos das aplicações em uso. Por último encontramos a “Control Strip” uma área com um máximo de 608 pixeis e que terá os atalhos de controlo de volume e brilho. Do lado direito do “Control Strip”, já fora da Touch bar, podemos encontrar o Touch ID que irá permitir desbloquear o Mac com uma simples leitura de impressão digital.

Deixe-nos a sua opinião!

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!