Roupa feita de teia de aranha irá chegar ao mercado

A ideia parte da Suécia, onde um grupo de investigadores está a desenvolver um sistema de produção de teia de aranha, capaz de fazer peças de roupa. Os fios de seda das aranhas são bastante resistentes e bem mais fortes do que o aço. Não sabia? Então navegue connosco e saiba mais!

Roupa feita de teia de aranha irá chegar ao mercado

Gustavo Plaza, professor de ciências dos materiais da universidade politécnica de Madrid, referiu o seguinte:

A seda combina uma resistência e uma capacidade de deformação muito grande. É um excelente material para absorver impactos, isto é o que ela [teia de aranha] faz na natureza, absorve impactos de insectos

A equipa de investigação do Instituto de Karolinska, em Estocolomo, desenvolveu uma proteína, solúvel em água, que permite criar seda de teia de aranha artificial. Pelo menos são estas as afirmações possíveis de encontrar em jornais espanhóis.

O tecido, semelhante às teias de aranha, é produzido através de uma máquina de fiar capaz de produzir em grande escala, podendo ser utilizada por grandes indústrias.

Para já, apenas está a ser desenvolvida roupa desportiva e será esta a prioridade dos investigadores suecos, com o objectivo de a melhorar.

O professor Gustavo Plaza espera ainda ver desenvolvimentos ao nível da biomédica:

O mais interessante agora são as aplicações biomédicas, uma vez que estas fibras têm boas propriedades mecânicas, são bicompatíveis e podem ser optimizadas para ser biodegradáveis