Tecnologia e informática é aqui!

É isto que irá acontecer com o nosso Sol?

O telescópio Hubble, construído pela agência norte-americana NASA, capturou algo “fantástico”. A morte de uma estrela semelhante ao sol e a sua transformação numa nebulosa. Será este o destino do nosso amado Sol?

É isto que irá acontecer com o nosso Sol?

Este fenómeno é raro ser observado pelos astrónomos. Foi fotografado e as imagens mostram a estrela moribunda em rápida transformação, passado ao que se costuma chamar de uma “gigante vermelha” para uma nebulosa planetária!

Esta explosão resultou na nebulosa Calabash, que deixou nuvens de gás e poeira nas suas imediações. A foto divulgada mostra o gás amarelo que foi projectado a uma velocidade próxima de um milhão de quilómetros por hora.

A NASA informa ainda que a transição ocorre de tal forma rápida que é muito difícil obter resultados e registos visuais. Esta alcunha de Calabash está situada na constelação Puppis (“ovo podre”), dada a imensa quantidade de enxofre que foi expelida.

Este fenómeno ocorreu a cerca de cinco mil anos-luz da terra. Isto equivale a 9 460 730 472 580.8 quilómetros de distância.

Em conclusão, a nebulosa está a uma distância de cinco mil vezes nove biliões e meio de quilómetros. É fazer as contas e no final verá que a distância é daquelas gigantes.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies