Robô chinês fez teste de matemática. Passou. Mas a nota não chega para a universidade

Um robô submeteu-se a uma dura prova de Matemática, onde participaram cerca de 10 milhões de estudantes. Todos nós sabemos a dificuldade deste tipo de provas, mas o robô não se “safou” nada mal. Teve uma nota de 70%.

Robô chinês fez teste de matemática, passou, mas a nota não chega para a universidade

O sistema de inteligência artificial submeteu-se ao exame chinês de acesso à universidade. Este, resolveu o teste que de seguida foi corrigido e a nota final foi cerca de 70%. O robô que tem como nome Al-MATHS, submeteu-se ao “gaokao” em Matemática, em Chengdu, na província de Sichuan.

Este, levou 22 minutos a concluir o teste da disciplina de matemática e obteve 105 pontos em 150 o que faz os 70% que foram falados anteriormente. Ora, a nota é boa mas infelizmente é insuficiente para a máquina se candidatar às melhores faculdades chineses.

O AI-MATHS é um sistema concebido pela Universidade Tsinghua, de Pequim, e pela empresa de computação em nuvem Zhunxingyunxue.

Para ele, o melhor que pode arranjar neste momento, é mandar fazer uma revisão ao exame. Pode ser que sejam encontrados problemas na correcção e a nota ainda dê para subir. Até lá, fica o registo de que um sistema de inteligência artificial dá luta nos exames de matemática.