You are currently viewing Python vs MATLAB

Python vs MATLAB

Para os mais curiosos este tópico faz um paralelismo entre a linguagem de programação em Python e o software MATLAB. Resumidamente, serão apresentados algumas vantagens e desvantagens em ambas as frentes.

O MATLAB é um programa acessional contendo muitas caixas de ferramentas para as mais variadas áreas: engenharia, computação e ciência. Mas estas ferramentas apesar de serem muito usadas por vezes são limitadas, faltando liberdade ao utilizador na resolução de problemas específicos. Por vezes o utilizador não está a programar, apenas está a recorrer às funções predefinas. Um dos pontos negativos também a referir é não facilidade de disponibilizar a informação tratada num website. Mas claro, a robustez de cálculo do MATLAB é de todo inatacável.

Quanto ao Python, é uma linguagem que está na moda, visto que permite fazer programação orientada para objectos, produzir cálculo científico, ter rapidez na execução de código, permitir a publicação da informação num website com mais facilidade e uma panóplia de funções para a criação de GUIs.

python-logo

Outro ponto a referir, se durante o percurso académico (BSc/MSc/PhD) for baseado em Python, a probabilidade de encontrar emprego é maior porque é uma linguagem dita “open source”, logo as empresas usam e abusam, e os skills de programação ao fim desta etapa são elevados. Acabe ao interessado fazer a melhor escolha!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!