You are currently viewing Funcionalidades do Windows 10 trazidas pela nova actualização

Funcionalidades do Windows 10 trazidas pela nova actualização

Como é de conhecimento geral, a Microsoft disponibilizou gratuitamente a atualização para Windows 10 a todos os Windows 7 e tem recebido recentemente várias atualizações de maior importância. A última veio trazer algumas funcionalidades que podem passar despercebidas até serem descobertas. Hoje vamos conhecer algumas delas.

windows1

Encontrar o meu dispositivo

Antes do surgimento desta funcionalidade, se tivesse o azar de perder o seu equipamento teria que recorrer a software de terceiros e confiar neles a informação necessária para encontrar o seu equipamento. Na maioria dos casos não o encontraria.

lostphone

E com isto, a Microsoft quis por um travão  neste problema e colocou esta funcionalidade no seu novo sistema operativo. Através de qualquer conta Microsoft vai poder localizar a última localização conhecida pelo seu equipamento e assim encontrá-lo. Basta aceder a uma conta através de qualquer equipamento/dispositivo que tenha conexão à Internet e através dele localizar o seu equipamento, acedendo a Microsoft Find your Device e fazer login com a conta que está registada no equipamento perdido.

Novas funções com a Cortana

Para quem não sabe a Cortana é assistente virtual da Microsoft, assim como a Siri pertence ao iOS e por aí em diante. A Cortana traz uma nova opção nas definições que permite as notificações das chamadas perdidas e até enviar mensagens de texto, sem agora ter que perder uma chamada de alguém se o seu Windows Phone estiver sincronizado com o PC, com o simples comando de “enviar SMS” pode responder/escrever mensagens para as pessoas desejadas.

cortanana

Infelizmente esta função não está ainda disponível na nova app de Mensagens, portanto a Cortana continua a ser utilizada para enviar mensagens de texto. Se tiver um equipamento com uma Stylus pode criar um lembrete baseado no tempo, em datas e em localizações que estejam presentes em rascunhos. Se for também um condutor da Uber pode também ter a opção de ter as moradas de eventos ao lado da opção para pedir uma boleia na Uber.

Dispositivos Média

A Microsoft já oferece suporte para DLNA e Miracast fazerem stream dentro do OS, mas com este novo update tornou tudo muito mais fácil de descobrir. Se o utilizador estiver a utilizar o Microsoft Edge existe uma nova opção relacionada com os dispositivos média. Faz com que se possam partilhar fotografias, videos e ficheiros de áudio para aparelhos compatíveis sem necessitar de instalações.

Microsoft Edge sincroniza favoritos e passwords

apertura-microsoft-edge

Com esta atualização é mais fácil a sincronização de passwords e favoritos para quem tem mais do que um equipamento com Windows 10. Basta ativar essa opção nas definições do Microsoft Edge que trará mais facilidade para encontrar os seus separadores favoritos e passwords nos diferentes equipamentos.

E vocês? O que acharam destas novidades?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!