You are currently viewing Super computador mais poderoso do mundo é chinês

Super computador mais poderoso do mundo é chinês

Pela sexta vez consecutiva, o sistema chinês Tianhe-2, ou MilkyWay-2, voltou a ser classificado, como o super computador com maior capacidade de computação a nível mundial. Mantém este título desde Junho de 2013.

tianhe-2

De acordo com a lista bianual do Top500, que conta já com mais de 20 anos, lançada esta segunda-feira, o Tianhe-2 tem uma performance de 33.86 petaflops por segundo (Pflop/s). Este super computador está a ser desenvolvido pela Universidade Nacional de Defesa Tecnológica da China, estando implantado no Centro Nacional de Supercomputadores em Guangzhou.

Sabe-se ainda que, o sistema chinês é quase duas vezes mais rápido que o segundo super computador do ranking, o Titan, desenvolvido pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, registando uma performance de 17.59 Pflop/s.

titan

De facto, não se tem registado qualquer alteração no Top 5 dos melhores super computadores do mundo desde Junho de 2013. Os computadores neste top são muito poderosos e caros, pelo que é difícil para novos sistemas entrarem no mesmo. “Provavelmente, levará um ano, até outro novo computador, entrar no Top 5”, afirma Jack Dongarra, docente na Universidade de Tennessee e também autor desta lista.

Curioso acerca desta lista, é que se têm visto algumas alterações opostas. Os Estados Unidos, só na lista de Julho de este ano, têm visto alguns (mais de 200 sistemas) dos seus super computadores serem declinados desta lista.  Pelo contrário, a China, conseguiu colocar mais 109  super computadores na lista Top500. Grande parte destas novas submissões chegaram da Sugon, Lenovo e Inspur. Talvez já não surpreenda ninguém, pois a China tem vindo a conquistar uma grande fatia como fabricante de computadores de alto desempenho, com múltiplos fabricantes chineses, cada vez mais activos neste campo.

No geral, é a HP quem lidera a lista, em termos de número de sistemas, contando com 156. Segue-se a Cray com 69 sistemas, a Sugon com 49, e em quarto lugar, a IBM com 45 sistemas.

A lista Top500 é considerada como o ranking mais conceituado do mundo dos supercomputadores. São especialistas da Alemanha e Estados Unidos que avaliam o desempenho destes sistemas, através de Linpack Benchmarks (mensuração do poder de computação).

 

 

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!