You are currently viewing Torne o seu Windows mais fluído nestas férias

Torne o seu Windows mais fluído nestas férias

Está a chegar o Natal e com ele as férias e as maratonas intensas de navegação na Internet em busca daquele que se julga ser o presente perfeito para a família e/ ou amigos. À medida que começarmos a usar mais o computador, os problemas que antes estavam esquecidos, começam a ser notados. O computador está lento, a impressora não funciona, foram eliminados ficheiros sem querer e por aí em diante. E aqui vamos tentar dar solução a estes e a outros problemas que costumam ser mais comuns.http://www.t-x-2.com/wp-content/uploads/2010/03/windows7-tapping.jpg

Sistema operativo lento

Este é um dos problemas mais comuns no mundo dos computadores, a melhor maneira de identificar o problema é verificar se o disco rígido do computador, HDD, ainda tem espaço de armazenamento. Caso já esteja cheio, não há nada a temer. O próprio sistema operativo já vem equipado com uma ferramenta de limpeza. Não é garantido que ao fazer a limpeza através desta ferramenta o problema fique resolvido, mas verifique a pasta das transferências e outros diretórios no computador para fazer a limpeza de ficheiros que sejam desnecessários.

Windows 10 disk clean up

Se mesmo assim não resolver o problema existem sempre outras possibilidades que causam a lentidão no computador. Uma delas é a existência de muitos programas a iniciarem ao mesmo tempo em background. Se for esse o problema, podemos sempre desinstalar programas que não sejam necessários ou ir ao MSConfig. Se estiver a trabalhar com o Windows 10 basta ir ao Gestor de Tarefas do Windows, no separador “startup” e retirar o visto daqueles programas que não são necessários ao iniciar, como por exemplo o Skype, a Steam. Aqui, chama-se atenção para não retirar nada do arranque que esteja relacionado com o Windows. Em caso de dúvida, não faça nada ou consulte um especialista.

A impressora não funciona

Hoje em dia a utilização de uma impressora já é escassa mas, ainda assim, muita coisa continua a ser necessária imprimir ocasionalmente. E é extremamente aborrecido quando necessitamos imprimir um documento, e a impressora não está a funcionar, mesmo depois do famoso reiniciar. Assim sendo, teremos que ir à barra de tarefas do windows e verificar se o ícone da impressora está activo com algum documento em espera, e de seguida, elimine o ficheiro da lista de espera e tente adicionar um ficheiro novo. Verifique também se o processo utilizado para imprimir está correto e se também tem tinta na impressora.

Windows 10 Printer

 

Ficheiros perdidos

Todos nós passamos por esta situação, eliminar horas infinitas de trabalho árduo por engano. Mas felizmente existem remédios para estes males. O recuva é um programa que consegue recuperar os seus ficheiros com facilidade. Mas antes de enveredar por uma solução destas convém sempre verificar a  pasta da reciclagem.

http://cdn.appstorm.net/windows.appstorm.net/files/2011/10/Pirifrom-with-Recuva-Logo3.jpg

Para evitar estes problemas no futuro, é sempre uma boa opção colocar timers para o computador fazer backups automáticos e/ou também comprar um disco externo onde possam ser colocadas as informações e ficheiros mais importantes.

 

Homepage do Browser está diferente

Existem muitos aplicativos que podem mudar a homepage sem que se dê conta. O próprio Skype muda a homepage para a MSN. Além disso, existem muitos programas que podem ser instalados e apoderam-se da nossa homepage, sem que notemos. Essa é a hora certa para verificar o estado do anti-vírus do computador. Caso seja encontrada alguma coisa que possa prejudicar o computador, sugere-se que se faça uma limpeza completa de vírus ao computador e que se elimine e desinstale de imediato aquilo que causou o problema. O Windows 8 e 10 trazem já de fábrica software de proteção contra malwares, o Windows Defender. Se utilizar um sistema operativo mais antigo, o Windows 7 ou mesmo até o Vista ou XP pode sempre utilizar o Microsoft Security Essentials. É um programa gratuíto e capaz de fornecer uma verificação e limpeza rápida. E com o Security Essentials terá de volta a sua homepage roubada pelo malware.

 

Ajuda para problemas futuros

Todos sabemos que não existem horas para ter problemas no computador, por isso é normal que um membro da família que não tenha conhecimentos ao nível do utilizador, suficientes para se desenvencilhar sozinho tenha que ligar a pedir ajudar. E para impedir aqueles telefonemas “tarde e a más horas” nada melhor que instalar o Teamviewer. Um programa que, através de uma ligação por rede, consegue ter acesso ao computador de outra pessoa que tenha o mesmo programa instalado. Através de um ID e uma password é possível ter um acesso remoto a outro computador e facilmente reparar o problema.

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!