You are currently viewing Realidade virtual: 7 aplicações práticas

Realidade virtual: 7 aplicações práticas

A realidade virtual tornou-se cada vez mais uma tecnologia do dia-a-dia, qualquer coisa pode ser experimentada através da realidade virtual, desde conduzir um carro numa pista de fórmula 1 a andar numa montanha russa, etc

Hoje apresentamos  7 situações em que a realidade virtual se tornou indispensável.

Reconstrução de cenas de crime

Especialistas da Universidade de Zurique confirmaram que a tecnologia Oculus Rift pode ser utilizada para se fazer uma exploração 3D, que posteriormente será apresentada em tribunal como uma “Ajuda Ilustrativa”, podendo até simular tudo o que se passou durante o crime. Ao longo dos anos investigadores criminais têm usado tecnologia de ponta para capturar informações da cena do crime em 3D, e especialistas afirmam que essa informação pode ser usada para criar uma simulação 3D, que ajudará os investigadores a tomar melhores decisões no processo de investigação.

Ajudar na dor

Empresa localizada em São Francisco DreamStream VR usa versões mais antigas do Oculus Rift Headset para oferecer um alivio de dor aos queixosos. A página oficial diz que “durante mais de uma década de pesquisa e estudos clínicos mostram se resultados de que a realidade imersiva reduz significativamente a dor e o stress”. Especialistas mostram que a realidade virtual é muito mais eficaz e mais seguro do que os métodos tradicionais, aqueles em que envolvem drogas, comprimidos, que ao longo do tempo vão diminuindo a sua eficácia.

Jornalismo de imersão

Emblematic Group, situada na Califórnia, usa realidade virtual para transportar utilizadores para mundos diferentes para lhes trazer novas perspetivas sobre problemas da vida social atual. Esta nova utilização para a VR “imersion journalism” é usada para imergir audiências em historias, seja sobre as violações de direitos humanos em Guantánamo Bay, a guerra na síria ou mesmo o problema vrescente de sem abrigos na América nos dias modernos. Estas recriações permitem às pessoas a opurtunidade de experimentar cada uma destas situações em vez de apenas ler sobre elas.

Espaço de trabalho Virtual

Reykjavik usa a VR para criar um escritório virtual e um espaço de trabalho dedicado a cada um dos diferentes utilizadores, ambientes interativos e que podem ser mudados conforme as preferências de cada uma das pessoas que a utilizarem. Onde as pessoas podem ligar e desligar o som ambienta, assim como ativar ou desativar ambientes simulados à sua volta.

Manufaturação

Virtalis situada no Reino Unido usa Realidade Virtual para permitir que os seus colaboradores que sintam as suas construções, seja ela um submarino, um apartamento, uma cadeira, seja o que for. Empresas como a BAE, Leyland Trucks e até mesmo a Rolls Royce usam VR para melhorar a produtividade do produto e reduzir a possibilidade de existirem erros e permite também uma mais fácil remodelação do produto. “As pessoas podem literalmente andar pela área onde esta a ser contruído.” Disse Dean Brown, BAE SYSTEMS.

Educação escolar

Unimersiv tem uma grande oferta de realidade virtual que é oferecida como conteúdo online para os seus estudantes que podem entrar numa grande aula imersiva, que pode ir desde uma aula de história sobre a Grécia antiga como a uma aula de negócios em que podem ser utilizados tanto como Oculus Rift como Samsung Gear Headset. Vaguear por um coliseu romano pode ser uma realidade, mesmo que virtual, assim como explorar o espaço e o sistema solar como passageiro numa nave espacial.

Gestão de Dados

Masters of Pie em parceria com a Lumacode ganham o “Big Data VR Challenge” com o seu equipamento que permite aos utilizadores manipular os sistema de dados através do Oculus Rift. Através disto podemos apontar, agarrar, mover e clicar até na mais pequena geometria no mundo virtual, oferece um controlo mais suave com mais interações com os dados.

A realidade virtual, cada vez mais real!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!