You are currently viewing UE tem novas regras de segurança online

UE tem novas regras de segurança online

É a primeira vez que a Europa cria novas regras para aumentar a segurança na Internet e prevenir ataques informáticos.

As propostas de Lei, acordadas por 28 ministros de países da União Europeia, serão aplicadas a empresas tecnológicas e àquelas que são responsáveis por serviços críticos na sociedade, tais como aeroportos e companhias produtoras de energia, que poderão ser alvo de ataques informáticos.

As novas regras sobre segurança online

Com as novas regras, estas empresas serão obrigadas a reportar as mais pequenas “brechas” nos seus sistemas informáticos. As regras também estabelecem os standards mínimos de segurança online para os bancos.

Os detalhes destas novas regras ainda terão que ser trabalhados e discutidos, mas é provável que também incluam websites de venda online, como o eBay e Amazon, e ainda motores de busca, o Google por exemplo.

segurança online

Esta directiva europeia de segurança de redes e informações é uma tentativa para lidar com esta esta emergente ameaça global, os ciber-ataques.

Cenário Actual

Actualmente, não existe uma resposta europeia comum contra as “brechas” nos sistemas de segurança informática, quer devido a erro humano, falhas técnicas ou ataques maliciosos. Estima-se que estas invasões causem milhões de euros de prejuízo, todos os anos.

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!