You are currently viewing YouTube: nova aba “Trending” reúne vídeos virais

YouTube: nova aba “Trending” reúne vídeos virais

Os vídeos virais têm normalmente um efeito temporário na Internet, e são geralmente disseminados por todo o lado quando algo inesperado, criativo, engraçado ou simplesmente inútil cai nas graças do público.

É trending!

Aproveitando esta onda, o YouTube quer facilitar a busca deste tipo de conteúdos com a criação de uma nova aba, que está visível na página principal do serviço nos dispositivos Android e iOS. A aba chama-se “Trending”, em português Tendências.

Trending Tab Android

A Google anunciou esta novidade no seu blog oficial do YouTube. A aba utiliza um algoritmo baseado em comentários dos utilizadores, visualizações e referências externas. Agora, todos os vídeos seleccionados como virais aparecem reunidos num único lugar, em vez de serem recomendados dentro da página principal do YouTube.

Vídeos sugeridos dependem da sua localização

O conteúdo apresentado quando se clica na aba pode variar subtilmente dependendo da localização do utilizador.

A versão da aba “Trending” para Android, por exemplo, permite que os utilizadores selecionem categorias específicas, tais como, música, jogos, notícias. Contudo, esta funcionalidade ainda não está disponível em outras plataformas.

Os vídeos sugeridos que aparecem na aba têm no máximo três dias, desde que foram carregados para o YouTube. A aba pode não ser uma substitua definitiva dos portais que partilham este tipo de vídeos, mas como será actualizada constantemente, oferece um vasto número de vídeos que terão o potencial para se tornarem virais.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!