You are currently viewing Elifoot – Pai dos Managers

Elifoot – Pai dos Managers

Já há algum tempo o elifoot foi lançado e jogado por milhões de pessoas em todo o mundo, em particular no Brasil. A curiosidade deste é que foi criado por um português. André Elias é Lisboeta e era um jovem com 17 anos que na altura decidiu criar um jogo que lhe permitisse jogar contra os amigos, coisa que na altura era impossível de fazer com o conhecido jogo Football Manager que só permitia um jogador na altura. Esta brincadeira, criada pelo jovem português que começou por ser distribuída pelas conhecidas disquetes, acabou por circular o mundo e revolucionar os jogos manager. Elifoot era um jogo simples, de fácil entendimento e onde o jogador podia ter uma carreira, ganhar aos amigos e ganhar campeonatos. Graças ao seu estilo e com suporte a múltiplos jogadores, este ficou conhecido como o “Pai dos Managers”.

A Tech-portugal desafia o leitor a experimentar este viciante jogo que deixou milhões de pessoas agarradas horas a fio ao computador, a olhar apenas para a sua equipa à espera de um resultado.

elifoot98

Do ZXSpectrum à actualidade

A primeira versão lançada do Elifoot data o ano de 1987, tinha apenas 4 divisões e dava para jogar com 8 treinadores no máximo. Desde então, existiram muitas versões lançadas, e o jogo ganhou fama no ano de 1998 quando foi lançado o “Elifoot 98”. Na data ainda não existia Cristiano Ronaldo mas ainda havia um Luís Figo no Barcelona, o jogo ganha um impulso gigante e esta foi a melhor versão de sempre do jogo. Foi a mais jogada.

Hoje em dia, existe Elifoot para plataformas móveis para Android, iPhone, iPad e iPod. Para computador, a última versão é o Elifoot 2014. O jogo em termos comerciais rendeu muito pouco. Foram poucas as licenças compradas mas, eram milhares de jogadores. Mesmo hoje em dia, mais de 20 anos depois o jogo é ainda jogado por alguns jogadores e existe mesmo uma liga mundial que tem registo dos jogadores mais “viciados” no jogo.

Caso o leitor esteja interessado em “matar saudades” ou para quem não sabe e gostaria de dar uma espreitadela, poderá fazê-lo aqui.

eli

Brasfoot

Com a entrada do Elifoot no Brasil, rapidamente viu-se o desenvolvimento de outro jogo do género. Baseado na ideia do jogo português, uma empresa brasileira teve a ideia de criar e lançar o Brasfoot. Este era um jogo com mais jogabilidade que o Elifoot. Este jogo foi lançado em 2003 e actualmente ainda tem versões, a última é o Brasfoot 2015.

Para mais informação o utilizador poderá consultar aqui.

Cheat O’matic

Como em grande parte dos jogos, existe sempre a possibilidade de fazer “batotas”. O cheat O’matic permitia aos jogadores aumentar o dinheiro disponível para contratações e, ainda melhor permitia aumentar o nível dos jogadores da sua equipa, por exemplo passar um jogador de nível 1 para nível 9999. Escusado será dizer que bastava ter um avançado com estrela a esse nível e facilmente uma equipa da distrital conseguia golear equipas da primeira divisão.

omatic

Football Manager

Na nossa humilde opinião, é impossível falar de simuladores de jogos de futebol sem destacar em primeiro o nome do Football Manager (FM). Talvez seja impossível nas mentes mais jovens pensar que alguma vez um jogo tão simples e com gráficos tão básicos como o Elifoot era capaz de se sobrepor ao grande simulador FM. A verdade é que hoje em dia isso não acontece, o FM é sem sombra de dúvidas o melhor simulador de futebol que existe. Permite gerir toda a equipa, desde equipas técnicas, finanças, jogadores, salários e, ainda melhor permite ver o jogo a ser simulado. O motor de jogo cada vez está a ser mais melhorado e, o jogo vai na versão FM2016.

Muito mudou desde os tempos de 98 em que o nosso grande Vítor Baía ou Luís Figo jogavam no Barcelona, para os tempos de agora, Cristiano Ronaldo e Pepe no Real Madrid.

Plantel_

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!