You are currently viewing Android: vantagens sobre o iPhone

Android: vantagens sobre o iPhone

Existe uma grande diversidade de amantes em dispositivos Android e iOS. Ouvir essas pessoas a defender qual deles é melhor que o outro, é como que se estivéssemos parados a ouvir dois grandes rivais a discutirem de futebol. Hoje, o Tech-Portugal deixa-lhe algumas vantagens de um dispositivo Android em relação ao iPhone. Será este um motivo para se virar para utilizador de dispositivos Android ?

Neste artigo iremos apresentar o resultado de alguns questionários realizados a utilizadores de iPhones e de android e, consequentes pesquisas.

Trocar bateria

Este é um dos pontos mais importantes que dispositivos móveis Android permite fazer (telemóveis). Para efectuar a troca de bateria no seu iPhone, o utilizador terá que se dirigir a uma loja apple (que muitas vezes poderá não estar tão perto quanto parece) e, deixar lá o telemóvel para que os responsáveis possam mudar a bateria. Este processo poderá demorar alguns dias o que levará a ficar sem o seu dispositivo.

Multi Task

Para os menos entendidos, multi task é realizar várias tarefas em simultâneo. No caso de um dispositivo android, o utilizador poderá por exemplo ter a dropbox a fazer o upload de ficheiros recentes lá depositados enquanto que o utilizador está a realizar outra operação qualquer. Já em iPhone, terá que ter a dropbox aberta.

Quantidade de aplicações

A google play store alberga mais aplicações do que a App store o que leva a que existam aplicações para android que não existam para iPhone. Isto deve-se ao facto de que a google play aceita praticamente tudo que seja aplicação intervindo apenas em casos extremos, já a apple tem uma seleção de todas as aplicações. Outro factor será que o número de programadores android, segundo um estudo realizado é superior do que para ios, tendência que poderá vir a mudar.

Layout/Interface

Com um dispositivo Android , é possível melhorar o layout com diversos temas e widgets. O iPhone desde o seu lançamento mantém o seu padrão original. Dispositivos android permitem que o utilizador personalize o seu telemóvel com uma grande quantidade de widgets.

Diversidade de escolha

São N os dispositivos android há escolha. Smartphones android existem em grande diversidade enquanto que a apple tem um, o iPhone. É certo que tem vários modelos mas, quanto a marcas, android é quem tem mais diversidade.

Root

Por vezes o utilizador poderá requerer permissões que só estão acessiveis a super utilizadores. Como android tem como base linux kernel, obter estas permissões não será um grande problema. Já em iPhone poderá utilizar o Jailbreak mas, de opinião geral não vale a pena.

Preços

Uma das grandes barreiras que levam a que utilizadores não comprem iPhone, certamente será o preço. Os preços são muito elevados comparados com os demais dispositivos android. Certamente que existe muita gente que gostaria de ter um, mas o preço não ajuda. É certo que tudo isto tem a ver com o “target” de mercado que a apple quer atingir.

Qual a sua preferência, Android ou iPhone?

Aproveite os últimos dias do nosso sorteio de Natal. Saiba mais aqui!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!