You are currently viewing Samsung patenteia smartphone de imagem holográfica 3D

Samsung patenteia smartphone de imagem holográfica 3D

A globalidade de empresas de tecnologias estão a lutar para assegurar a tecnologia holográfica 3D nos seus dispositivos, tecnologia essa que é considerada como o futuro do mercado, lado a lado com a realidade virtual.

Grandes e pequenas empresas de tecnologia, incluindo a Samsung Electronics, Apple, Microsoft e institutos de investigação de todo o mundo, estão no momento a desenvolver a tecnologia holográfica 3D e segundo os especialistas esta tecnologia será aplicada não só na área do entretenimento, como também no sector da saúde, industria e no sector das artes nos próximos 5 anos.

Segundo o organismo que regula as patentes e imagens de marcas nos Estados unidos da América (USPTO), a Samsung Electronics registou a 27 de Dezembro uma patente relacionada com a tecnologia de impressão de imagens holográficas 3D.

Como é gerada a imagem holográfica 3D?

Esta técnica tem vindo a ser desenvolvida pela empresa Coreana desde 2012 e utiliza luz com comprimentos de onda bastante específicos para gerar as imagens holográficas. 

Para além da Samsung, a Apple acelerou o seu investimento na tecnologia holográfica no último ano, asegurando assim uma patente de um ecrã que cria imagens holográficas em 3D, utilizando lasers, micro-lentes e sensores. A tecnologia chamada “Ecrã holográfico interactivo” foi desenvolvida para os seus smartphones, tablets e computadores.

Segundo o Instituto de Investigação Electrónica e Telecomunicações da Coreia, o mercado global da tecnologia holográfica tem agora um crescimento de 13% ao ano e prevêem ganhos no mercado de 30 biliões de euros em 2020. Afirmam também que em 2025 o mercado terá ganhos de 75 triliões de euros, expectando-se que nessa altura seja o o mais vasto mercado de imagem e ecrãs.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!