You are currently viewing 4DX – A novidade no cinema português

4DX – A novidade no cinema português

Se houve muita gente que sentiu um vasto leque de emoções quando colocou os óculos fantásticos para ver filmes em 3D e se assustava quando algumas partículas pareciam mesmo bater em nós, então o leitor prepare-se… pois o 4DX está a caminho de Portugal, nos cinemas NOS.

4DX – A Tecnologia

Mas afinal, o que é a tecnologia 4DX nos cinemas?

4DX é uma tecnologia de imagem em movimento, desenvolvida por uma empresa Sul Coreana. Esta é já uma das mais esperadas, que poderá trazer ao cinema mais de 20 efeitos novos, para o espectador ficar ainda mais integrado com o filme. Tudo isto será possível graças às cadeiras, que irão simular as sensações de voar, cair, acelerar e até mesmo travar. A juntar a tudo isto, ainda irá permitir que quem esteja a ver o filme, possa mesmo sentir o vento, água, chuva, nevoeiro, aromas, entre outras sensações, enquanto assiste o filme.

4DX-cadeiras

Afinal 4DX não é novidade!

Esta tecnologia foi usada pela primeira vez na Coreia do Sul, no ano de 2009 pelo que não é uma novidade, mas em Portugal será novidade! O filme “A Viagem ao centro da Terra” foi o primeiro filme a simular as sensações acima apresentadas! Desde então, filmes como “Avatar”, “Transformers” e até mesmo “Frozen” usaram esta tecnologia em mais de 30 países diferentes. Em Portugal, haverão salas a estrear esta novidade, começando nas grandes cidades de Lisboa e Porto, durante o primeiro semestre deste ano.

Sabias desta tecnologia? Estás pronto a ir mais vezes ao cinema experimentá-la?

Deixa a tua opinião nos comentários.

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!