You are currently viewing Nova geração de Wi-Fi : MU-MIMO Wi-Fi

Nova geração de Wi-Fi : MU-MIMO Wi-Fi

Para começar esta notícia, será talvez necessário esclarecer que os routers actuais (802.11n), apesar de permitirem a ligação de vários dispositivos, eles apenas conseguem comunicar com um dispositivo de cada vez. A verdade é que apesar de podermos pensar o contrário, é precisamente que isso que acontece hoje em dia. Este cenário que estará para mudar em breve, com o lançamento dos router com tecnologia MU-MIMO Wi-Fi.

Especificando:

A tecnologia MU-MIMO (Multiple User, Multiple-Input, Multiple-Output) permite que sejam transferidos e recebidos dados simultâneamente para todos os dispositivos (ver figura 1),  significando uma melhoria nas velocidades de transferência . Falando de números, esta característica especial da norma 802.11 ac Wave2, permite o aumento teórico de velocidades wireless de 3.47 Gbps para 6.93 Gbps.

Figura 1
Figura 1

Vantagens:

Para além do já referido aumento da velocidade, a MU-MIMO pode vir também a aumentar a capacidade de dispositivos conectados em simultâneo. Isto significa que os hotspots de Wifi que existem por aí poderão suportar mais dispositivos, o que aumentará também o desempenho de cada um. Outra questão que beneficiará desta tecnologia será a segurança: uma vez que cada dispositivo comunica de forma singular com o router, todo o tráfico em MU-MIMO é encriptado, o que faz com que os dados enviados sejam quase impossíveis de ler por outro dispositivo ou pessoa.

Desvantagens:

Para usufruir desta tecnologia, tanto o router como os dispositivos com que acedemos à wireless deverão suportar MU-MIMO. Em termos de dispositivos a Qualcomm aparece como líder na tecnologia, dando o nome de  Qualcomm Vive 802.11ac, e equipa a maioria dos dispositivos com esta capacidade.

Podem consultar aqui a lista dos dispositivos equipados com chip Qualcomm que suporta esta tecnologia.

Em termos de routers há a destacar o 1º, o Linksys EA8500, mas já existem routers TP-Link, Cisco e Net Gear

Naquilo que mais interessa actualmente, são os smartphones e portáteis, e a título de exemplo de modelos que suportam a tecnología, temos:

Asus Zenfone 2 Laser e o Selfie

Nexus 5X

HTC One M8

Lenovo P1

LeTV LeMAX e LePro

Lumia 950 e 950XL

ZTE Nubia Z9

One Plus 2

Xiaomi M1 4c, 4i e MI Note Pro

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!