You are currently viewing Estradas carregam baterias dos automóveis eléctricos

Estradas carregam baterias dos automóveis eléctricos

Os automóveis eléctricos, já toda a gente sabe, têm a grande vantagem ecológica face aos carros comuns que se “alimentam” de combustíveis fósseis. As emissões para a atmosfera são muito menos poluentes e a recarga da bateria mais económica.

No entanto, embora estejam cada vez mais desenvolvidos, e as pesquisas e testes serem feitos com o objectivo de optimizar este tipo de automóveis, continuam a não interessar muito ao grande público, devido principalmente à autonomia da bateria. Ter que parar para carregar a bateria, encontrar e limitar os trajectos aos locais adequados para a carregar, representa um obstáculo para percorrer longas distâncias. Actualmente, apenas o luxuoso automóvel eléctrico da Tesla consegue percorrer uma distância aproximada de 400 kms.

Estradas eléctricas?

Felizmente, esta grande desvantagem pode ter os seus dias contados. No Reino Unido, algumas faixas de rodagem em auto-estradas irão ser usadas como meio de carregamento das baterias dos automóveis eléctricos. Para já, os testes estão a ser desenvolvidos em estradas simuladas construídas sobre bobines de carga sobre o pavimento, que correspondem a receptores especiais que serão instalados em veículos eléctrico. Bem sucedidos os testes, a agência irá realizar ensaios nas estradas convencionais. O governo britânico já se comprometeu a investir 500 milhões de libras no desenvolvimento desta tecnologia. 

56aa2be421f0b_crop

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!