You are currently viewing Camião “invisível” assegura maior segurança rodoviária

Camião “invisível” assegura maior segurança rodoviária

Estes novos camiões, apelidados de camiões de segurança, permitem, aos veículos que circulam na sua traseira, ver o que se passa na estrada à frente. É como se o camião, que condiciona a nossa visão por ser um objecto de grande tamanho, fosse invisível.

Que conduz sabe ou já sentiu na pele a sensação de frustração ou mesmo medo de conduzir atrás de um camião, principalmente se pretende ultrapassá-lo. Mas graças a esta nova ideia da Samsung, a “arte” da ultrapassagem vai tornar-se mais fácil e transparente.

A ideia da Samsung é muito simples, e não se trata bem de uma nova tecnologia, pois trata-se apenas de colocar algumas câmaras sem fios na frente do camião, numa posição em que a visão da estrada e do trânsito seja bem ampla, e uns ecrãs na parte traseira, permitindo a quem vem atrás, ver o que se passa à frente. Já existem muitos veículos que incorporam sistemas de câmaras para evitar colisões com obstáculos, mas neste caso, parece ser a primeira vez que uma empresa instala câmaras à frente e ecrãs na traseira para evitar outros veículos de terem acidentes.

É na Argentina que a Samsung está a testar o primeiro protótipo, mantendo-o em circulação ao longo deste ano. Infelizmente, os testes começam neste país da América Latina pelas piores razões. As suas estradas são conhecidas pela sua mortalidade, devido à elevada taxa de acidentes mortais e das suas estradas montanhosas onde os ventos atingem velocidades estonteantes.

Assistam ao vídeo do “Safety Truck” – Camião de Segurança:

 

 

 

 

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!