You are currently viewing WhatsApp: Cuidado com os ataques fraudulentos

WhatsApp: Cuidado com os ataques fraudulentos

Atenção a todos os utilizadores da rede de comunicação WhatsApp, pois existe um esquema fraudulento que envia malware para os utilizadores em nome dos seus amigos,

A aplicação móvel mais usada para comunicações WhatsApp está a ser alvo de mais uma campanha de ataques de fraudulentos, denominados de scam, servindo-se de links maliciosos, para infectar os dispositivos móveis deixando conteúdos mais sensíveis nas mãos dos piratas.

Como funcionam estes ataques no WhatsApp?

Inicialmente os utilizadores recebem uma mensagem de um “amigo” que contem um Link (pode ver um exemplo na imagem a seguir ao texto). Muitos utilizadores acreditam que a origem do link é mesmo o seu amigo e clicam no mesmo, sendo depois redireccionados para uma página falsa. A página maliciosa vai infectar o smartphone com malware, deixando informações delicadas nas mãos de hackers, que certamente não têm boas intenções!

Ataque Whatsapp

Não é um facto que surpreenda, o WhatsApp passou a fasquia de 1 bilião de utilizadores em todo o mundo e são trocadas diariamente cerca de 42 biliões de mensagens, logo era previsível que pessoas mal intencionadas começassem com este tipo de ataques.

Segundo um investigador de segurança da Kaspersky Lab, David Emm, o scam é difundido em várias línguas, afirmando também que este esquema já circula há algum tempo.

Ele (o scam) fala várias línguas, então pode ser personalizado para cada mercado.

Emm acrescentou que as mensagens maliciosas tentam convencer o utilizador a reenviar a mensagem a 10 contactos, a troco de descontos de 5€ nas lojas Zara, Starbucks, etc.

De acordo com peritos em segurança, existem outros tipos de ataque, sendo um deles a aquisição de dados armazenados nas aplicações bancárias dos telefones alvo do ataque.

Para não sei alvo de ataques que podem comprometer o seu smartphone e os seus dados confidenciais, aconselhamos a que não abra quaisquer links suspeitos enviados pelos seus amigos e caso os receba informe os seus amigos acerca da possível violação/exposição dos seus dados a terceiros.

[Fonte: HackRead e This is Money]

Já conhecia estes ataques no WhatsApp? Já foi alvo destes ataques?

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!