You are currently viewing Wikipédia vai ter o seu próprio motor de busca

Wikipédia vai ter o seu próprio motor de busca

A fundação Wikimedia, proprietária da gigantesca enciclopédia online Wikipédia, confirmou os rumores que surgiram o ano passado, afirmando que a Wikipédia vai lançar o seu próprio motor de buscas.

Este novo motor de busca, tem como objectivo facilitar e tornar as pesquisas dentro da plataforma mais relevantes; é justificado assim o investimento.

Em publicação, a Wikimedia justificou que “o motor de busca da Wikipédia vai democratizar a descoberta, tornando a informação na Internet mais relevante e mais acessível, com uma tutela aberta, e criará um mecanismo de dados abertos e completamente livres de interesses comerciais”.

A Wikimedia contratou já uma equipa de engenheiros de busca, que inicialmente serão responsáveis pela tarefa de criar melhores ligações entre todo o conteúdo que já está disponível, para que a base de dados se torne verdadeiramente um  motor de busca. Referem ainda que, a adição de novas fontes de dados (como por exemplo, a OpenStreetMaps) e a possibilidade de fazer pesquisas em itens que não são textos, vai ajudar a tornar a pesquisa mais fácil. 

Também em cima da mesa está a possibilidade de a Wikipédia vir a ser carregada nos smartphones, conseguindo assim uma alternativa para obter algum lucro.

Infelizmente, e porque no passado, a Wikipédia já tentou fazer “sombra” ao  motor de busca da ainda mais gigantesca Google, esta notícia causa algum desconforto e preocupação. Mas neste caso, se no final se tratar mesmo do desenvolvimento de um motor de busca aberto para informação pública, talvez seja uma mais-valia para o mundo da Internet. Será algo como os Arquivos da Internet!

[Fonte: Thenextweb]

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!