You are currently viewing NASA quer que explores Marte através de realidade virtual

NASA quer que explores Marte através de realidade virtual

https://youtu.be/ty0_8f3xkg4

A Microsoft criou uns óculos de realidade virtual que permitem ao utilizador ver imagens em 3D projetadas à sua frente, chamam-se HoloLens. As aplicações são imensas, vão desde o entretenimento à exploração do Espaço.

Se deixarmos as pessoas explorarem Marte da mesma forma que aprenderam a explorar a Terra, então consideramos que nos poderemos tornar mais eficazes”, afirmou Jeff Norris do Jet Propulsion Laboratory, da Agência Espacial Norte-americana (NASA).

A NASA, que está a trabalhar em parceria com a Microsoft, informou que vai utilizar a tecnologia dos HoloLens para ajudar os cientistas que trabalham virtualmente em Marte. As imagens de Marte captadas pela sonda Curiosity serão combinadas com os óculos Microsoft HoloLens. Os cientistas poderão analisar o local de trabalho do robot numa perspetiva diferente e mais realista, planear novas atividades e ter uma visão do seu trabalho em primeira mão.

Esta não é a primeira parceria entre a NASA e a Microsoft. O projeto OnSight permitiu aos investigadores conhecerem a superfície do planeta Marte, explorando-a em conjunto, utilizando dados fornecidos pelos robots que estão no terreno e as fotografias tiradas a partir de satélite. Essa informação vai ser tornada mais realista com a tecnologia dos HoloLens.

Embora a experiência de realidade virtual esteja disponível apenas para os investigadores da NASA, Jeff Norris deixa a possibilidade de que, eventualmente, a plataforma poderá ficar disponível para toda a população, permitindo que qualquer pessoa se torne num astronauta virtual. “Chamamos-lhes telenautas“, afirmou.

O conhecimento que o Homem tem sobre o Universo é cada vez maior. O que vimos no filme “The Marcian”, ou “Perdido em Marte”, de 2015, em que um astronauta é deixado em Marte pela restante tripulação depois de uma grande tempestade, conseguindo sobreviver graças à sua capacidade de adaptação, poderá estar para breve. A exploração humana do planeta vermelho está prevista para 2030.

The-Martian-Matt-Damon-marte-470x266

[Fonte: Sapo TEK, Sapo TEK, Business Insider, Blasting News via NOCTULA Chanel]

assinatura NOCTULA Channel

Este artigo foi escrito por Sofia Marques Correia do nosso parceiro NOCTULA Channel, um portal que não é projetado por cientistas nem ativistas, é criado por pessoas comuns que acreditam que a partilha de conhecimento pode mudar o mundo. Não deixem de visitar o NOCTULA Channel!

António Sousa

António Sousa, técnico de redes e sistemas informáticos e fundador do Tech em Português! Sou um amante das novas tecnologias e um aventureiro dessa grande "auto-estrada" que é a internet!